Prefeitura de Caruaru oferece aula-show de confeitaria para formandos do “Qualifica”

Na próxima terça-feira (23), 150 alunos das oficinas de culinária do programa “Qualifica Caruaru” participarão de uma aula-show gratuita de confeitaria com o cake design Gilson Abreu, referência na área. A oficina será promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em parceria com o Sest/Senat. Os alunos são os formandos das capacitações de culinária realizadas nos últimos meses nos CRAS Pau Santo, Xicuru, Bonança, no Centro de Convivência Fernando Lyra, entre outros locais do município.

O instrutor irá passar os ensinamentos práticos e teóricos sobre a preparação de bolo de casamento, com transmissão ao vivo através de um telão na sala de aula para que todos possam acompanhar os detalhes. Os alunos aprenderão o passo a passo para o preparo do bolo, desde a produção da massa que vai ao forno, à cobertura do bolo pronto e todo o processo de acabamento com arranjos e truques para agradar os clientes mais exigentes. O “aulão” irá acontecer no Sest/Senat Caruaru em dois momentos: das 08h às 12h e das 14h às 17h, com intervalo para o almoço que vai ser oferecido aos participantes.

Sobre o “Qualifica Caruaru”

O Brasil vive um momento delicado no tocante ao número de pessoas desempregadas. Diante desta realidade e cumprindo o plano de governo, a prefeita Raquel Lyra organizou um grupo de trabalho para buscar qualificação para os moradores de Caruaru. Foi aí que surgiu o programa “Qualifica Caruaru”, que busca qualificar e inserir os concluintes dos cursos no mundo do trabalho. O programa vem desenvolvendo cursos e oficinas profissionalizantes nos equipamentos sociais do município, pelas secretarias de Políticas para Mulheres e pela de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e já atendeu uma média de 739 alunos.

Entre as capacitações oferecidas, estão as oficinas de qualificação profissional de artesanato turístico, decoração e customização de peças juninas, bijuterias, e as de culinária, onde já foram ensinados desde os preparos da cozinha regional até a fabricação de salgados, bolos e tortas, entre muitos outros cursos. Além das aulas técnicas, o programa ainda oferece formação sociopolítica e de marketing pessoal, e fornece aos alunos os kits de iniciação profissional ao final de cada curso.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *