Prefeitura de Caruaru promove a 3ª edição da Campanha Lava Pés‏

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a UFPE, Diocese de Caruaru, ASCES, UNIFAVIP e Secretarias de Participação Social e da Mulher, está promovendo até o dia 23 de março a Campanha “Lava Pés” que tem o objetivo de alertar e orientar pessoas que têm diabetes a terem cuidados especiais com os pés, evitando dessa forma possíveis amputações.

Nos dias 21,22 e 23 no período da manhã e tarde, todas as 63 Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas para receber os diabéticos e realizarem os exames nos pés desses pacientes e as orientações sobre o autocuidado com os pés.

A Campanha também envolverá a atuação de equipes multiprofissionais, por meio das quatro Equipes do NASF (Núcleos de Apoio a Saúde da Família), além do SESC. “Estamos contando com o apoio de divulgação da Secretaria de Participação Social. A equipe está comunicando a todos os delegados e conselheiros do Orçamento Participativo. Estamos também tendo o suporte da Secretaria da Mulher, pois queremos atingir as manicures e pedicures da cidade para que elas entendam as características do pé diabético e oriente seus clientes a procurarem uma unidade de saúde”, explica Marcos Pedrosa, médico e professor do curso de medicina da UFPE e Michelly Vieira, Coordenadora da Campanha.

No dia 23, das 8h às 14h, no Marco Zero da cidade, acontecerá o dia “L” da Campanha, com a participação do vice-prefeito Jorge Gomes que é médico e está engajado desde o início do projeto em 2014, além da Secretária de Saúde, Aparecida Souza e Coordenação do Curso de medicina da UFPE.

No local estarão disponíveis para a população sete stands com serviços diversificados, entre eles, Avaliação Antropométrica – Rastreamento de obesidade, Rastreamento de Diabetes, Rastreamento de Hipertensão, Avaliação do Pé Diabético e Promoção do Autocuidado com os pés, Saúde Bucal do Diabético, Orientações sobre Medicamentos/ Fitoterápicos e Avaliação e Orientações Nutricionais. “Pretendemos atingir uma média de 40 mil pessoas nesses dias. Os pacientes diabéticos apresentam 15 a 40 vezes mais chances de sofrer amputações de membros inferiores do que aqueles sem a doença. Nesse sentido, todas essas ações são fundamentais para prevenção do pé diabético.”, destaca Aparecida Souza, Secretária de Saúde.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *