Semana Santa com água garantida em Gravatá

0c302133-2d53-47bc-ba1c-48c9f0363be0

A cidade de Gravatá, no Agreste do estado, terá o abastecimento reforçado durante o feriadão da Semana Santa. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou a operar parte na nova adutora do Sistema Amaraji, o que vai garantir mais água para Gravatá nesse período. Com 80% das obras concluídas, a nova adutora já tem condições de funcionar parcialmente e elevar para mais que o dobro a vazão de água para o município. Nesta terça-feira (22), será divulgado o calendário da Operação Semana Santa em Gravatá, válido para os dias 24, 25, 26 e 27 de março.

Atualmente, Gravatá é abastecida pelos sistemas Brejinho, Vertentes e Cliper, que irão operar em sua capacidade máxima no feriadão. Na semana passada, também começou o apoio do Sistema Brejão. O principal reforço, entretanto, vem da Adutora de Amaraji. Com a parte da obra que já está pronta, a Compesa pode incrementar a vazão na cidade, saindo dos atuais 100 litros por segundo para 210 litros por segundo. “Mesmo com as obras de Amaraji ainda em curso, já adotamos soluções técnicas para colocar parte do sistema em operação e, assim, levar mais água a Gravatá na Semana Santa. Portanto, a população do município pode ficar tranquila, pois haverá água nas torneiras”, garantiu o diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo.

Como se trata de uma nova tubulação, e em fase inicial de operação, é possível que eventualidades aconteçam ao longo do trecho em funcionamento do Sistema Amaraji, como vazamentos ou paradas. No entanto, equipes da Compesa estarão de prontidão durante o feriadão para garantir a correção imediata de qualquer falha e, assim, minimizar possíveis transtornos ao abastecimento. “Realizamos testes durante o fim de semana e já conseguimos abastecer toda a periferia da cidade. Está tudo funcionando dentro da normalidade, conforme previmos. Mas, é claro que imprevistos podem acontecer, mas estamos preparados para solucioná-los”, informou o diretor.

A primeira etapa da obra em Amaraji consiste na troca de quatro quilômetros de tubulações, um investimento de R$ 3 milhões. Os tubos usados no sistema estão sendo substituídos por outros de maior diâmetro e mais resistentes para permitir que a água chegue com mais força e em maior quantidade. Atualmente, a barragem de Amaraji, que tem capacidade para acumular dois milhões de metros cúbicos, está cheia. No entanto, a Compesa não estava conseguindo retirar todo o volume de água que seria necessário para suprir Gravatá justamente porque não havia infraestrutura adequada para realizar essa captação, trabalho que está sendo feito agora.

Além do uso desses sistemas, a Compesa vai reforçar o abastecimento com 10 carros-pipa, sobretudo para as áreas periféricas e altas, onde a água tem mais dificuldade para chegar. Para solicitar reforço no abastecimento de água através de caminhões-pipa ou relatar ocorrências de vazamentos, a população poderá entrar em contato com a Compesa através do telefone 3533-9870, apenas para Gravatá, e pelo 0800 081 0185 para todo o estado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *