Prefeitura de Caruaru promoveu carnaval com inclusão neste final de semana

Caruaru se vestiu de ritmos, brilhos e cores neste final de semana para festejar o “Carnaval Caruaru Cultural 2019”, e, de forma democrática, todos puderam entrar na folia. O Polo da Inclusão recebeu, no sábado (23) cadeirantes e demais deficientes físicos, assim como idosos e crianças com suas famílias para uma tarde de muita música e dança. A festa organizada pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), e Fundação de Cultura e Turismo, ofereceu diversas atrações.

Quem estava de passagem não resistiu e entrou no espaço reservado para a ação, com estrutura de palco, toldo e tablado, na Rua da Praça Silva Jardim, ao lado do Banco do Brasil, na apoteose do carnaval caruaruense. Todos foram muito bem recepcionados pelo coral feminino “Cantando a Vida” (da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru), a primeira atração que se apresentou e emocionou o público com as marchinhas de carnaval. Também passaram por lá a Banda de Pife da Inclusão (APODEC), composta por músicos cadeirantes e a Banda Segnus, formada por deficientes visuais.

Gláucia Galindo, do Bairro Boa Vista 1, se declarou surpresa com a alegria do polo no meio do carnaval de Caruaru. “Eu ia passando para ver a festa, e quando vi a apresentação do coral das mulheres, e vi os cadeirantes brincando junto com os idosos com toda essa alegria, me emocionei muito. Foi tudo muito lindo. Parabéns para a Prefeita Raquel Lyra, a secretária Perpétua Dantas e todas as pessoas envolvidas nesse projeto. Este ano a gente não tem o que reclamar do carnaval, da prévia de Caruaru. Foi maravilhoso”, mencionou a foliã.

No domingo (24), a folia seguiu para o Nossa Avenida que sediou um baile carnavalesco a céu aberto com a participação de crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao som de orquestra de frevo o “Carnaval Intergeracional”, como propôs o nome do evento, uniu gerações no compasso da dança pernambucana. Os alunos da oficina de frevo do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bairro Fernando Lyra fizeram uma apresentação especial na Avenida Oswaldo Cruz, seguida por um cortejo pela ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães.

“Esse aqui é um trabalho de inclusão social fantástico desenvolvido pela SDSDH. E, como a Prefeitura de Caruaru já vem inovando desde o primeiro ano de governo, a gente procurou implementar todas as práticas voltadas à cultura do carnaval. O que foi visto na avenida foi o resultado da culminância de várias oficinas que eclodiram no servido de convivência da cidade e da zona rural, que durante todo o mês de janeiro envolveu crianças, jovens, adultos e idosos. A gente quis mostrar para Caruaru o frevo, a cultura e também inclusão social”, destacou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *