Prefeitura de Caruaru realiza capacitação de projeto atendido pela Itaú Social

Servidores municipais de Caruaru participaram nesta terça-feira (04) de uma formação de assistência social direcionada para a proteção integral de crianças, adolescentes e famílias. O encontro aconteceu no auditório da ASCES-UNITA e foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através do Projeto Fazendo Direito, atendido pela Fundação Itaú Social.

Entre as participantes da mesa de diálogo estava a gerente de proteção social especial de alta complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), Viviane Wanderley, que foi convidada para falar sobre acolhimento institucional. “O governo do estado vem acompanhando a realidade de Caruaru e tem percebido que o número de acolhimentos vem diminuindo no município, o que traz um diagnóstico positivo de que essa rede de proteção vem garantindo o direito da família, uma vez que o acolhimento é a última medida a ser tomada”, destacou Viviane.

A boa impressão da gerente da SDSCJ foi constatada pelo depoimento de Vanessa Naiara Ferreira, de 18 anos, que cumpriu medida socioeducativa de três meses no posto de saúde do bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, e se declarou encantada com a receptividade e o aprendizado que a experiência lhe proporcionou. “Eu aprendi a ouvir e a atender todos por igual no período que passei na recepção e despertei a vontade de seguir a carreira de enfermeira”, assegurou a jovem que tem na mãe, uma aliada para realizar esse sonho. “O aprendizado de Vanessa lá dentro trouxe uma mudança na vida da minha filha e eu vou fazer de tudo para apoiar o sonho dela”, garantiu dona Marileide Ana Ferreira, mãe da jovem.

A docente da ASCES-UNITA, Rosineide Gonçalves, também esteve presente no evento para colaborar com os debates promovidos hoje. Além dela, compareceram os profissionais da SDSDH e das secretarias de Saúde, Educação, e de Políticas para Mulheres de Caruaru. Representantes dos conselhos Tutelar, Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social também participaram. Em um momento lúdico do encontro, o público se divertiu com a apresentação teatral da Cia Defensores da Infância, formada por componentes do projeto, que apresentou uma esquete alusiva aos malefícios do trabalho infantil, que será levada para as escolas do município.

O Projeto Fazendo Direito é financiado pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA), e visa desenvolver ações de enfrentamento ao trabalho infantil na perspectiva da prevenção, atendimento e fortalecimento.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *