Prefeitura de Gravatá acompanha agricultores que aderiram ao Garantia Safra

Os agricultores de Gravatá que aderiram ao programa Garantia Safra, recebem da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Produção Animal, apoio e acompanhamento necessários para lidarem com o projeto, que é uma ação do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

A entrega dos boletos de pagamento é feita pela Secretaria, e acontece a partir de segunda-feira (23), no período de 23 à 25 de fevereiro aos agricultores das comunidades: Avencas, Sítio Telha Branca, Sítio Zezinho, Assentamento Valentim, Sítio Nicácio, e Sítio Caruá. A distribuição será feita em escolas e associações conforme o calendário abaixo.

Na safra 2013/2014, o valor anual do Benefício Garantia-Safra é de R$ 850,00. Vale destacar que o pagamento do Benefício está vinculado ao cumprimento de requisitos, inclusive o pagamento por parte do agricultor do boleto bancário de adesão ao Garantia-Safra e a constatação de perda pela SAF/MDA de, pelo menos, 50% da produção de culturas cobertas pelo GS no município devido à seca ou excesso de chuvas.

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *