Prefeitura lança serviço durante campanha de adoção

unnamed (66)

Na tarde da próxima quarta feira, 4, a partir das 12h, a Gerência de Proteção Animal realizará mais uma campanha de adoção. O evento segue até a sexta-feira, 6, tendo início às 10h nos últimos dois dias. Os animais estarão na área de expansão do Bairro Shopping Leste, na rua presidente Artur Bernardes, bairro do Salgado.

A 9ª edição da campanha de adoção traz novidades. Às 14h da quarta-feira, 4, a Prefeitura de Caruaru lançará um novo serviço, a microchipagem em cães e gatos, que possibilitará o armazenamento de informações básicas em um microchip, que será implantado de forma subcutânea no dorso do animal. Sexo, raça e tamanho são algumas das informações que podem ser inseridas, e a leitura é feita através de um scanner manual.

Dando continuidade à programação de lançamento, no mesmo local, dia 4, às 19h30, haverá exibição do filme de curta metragem “Fulaninho, o cão que ninguém queria” para os alunos das escolas públicas Jesuína Pereira Rêgo, Laura Florêncio e Adélia Leal.

Terão acesso à microchipagem os animais adultos adotados através da Gerência, após lançamento do serviço, assim como também cães e gatos comunitários castrados pela GPA. Com a adoção desse procedimento, a Prefeitura poderá acompanhar, por meio de registro digital, de forma mais ágil e segura as condições em que cães e gatos carentes do município se encontram. O microchip é um recurso altamente valorizado pelos defensores dos animais. Inicialmente, 550 microchips serão aplicados. O investimento inicial é de R$ 5.800,00.

Segundo o veterinário José Simonal, quando comparado a outras técnicas de identificação, o microchip apresenta inúmeras vantagens para as instituições públicas, associações de proteção animal e proprietários. Possibilita a realização de pesquisas e levantamentos obtidos a partir do banco de dados, controle através de medidas profiláticas, assim como identifica os proprietários em caso de perda. “Os microchips são de fácil aplicação, seguros, invioláveis e permanentes. Devem ser implantados por aplicadores específicos e não é necessária anestesia geral. Uma vez implantados em um animal, não poderão ser reutilizados para outro”, pontuou Simonal.

Durante os três dias, o evento contará com a presença de um médico veterinária e técnica em proteção dos animais, que orientarão os adotantes com relação à procedência do animal, porte, além de alertar para os cuidados que cada animal exigirá do novo dono. 60 animais serão expostos para adoção, 20 animais a cada dia, entre eles: machos e fêmeas, adultos e filhotes. Todos os animais do evento já se encontram vacinados e vermifugados, assim como os que se encontram em idade adulta estão castrados.

Os interessados devem se dirigir ao local munidos de RG, CPF, comprovante de residência e caixa para transportar o animal adotado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *