Primeira etapa do UAI Toritama é inaugurada

uai

Numa solenidade que reuniu dezenas de autoridades do Agreste Sententrional, foi inaugurada na manhã deste domingo (23), a primeira etapa do UAI Toritama, primeiro Shopping Escolado mundo. O evento contou com a presença do presidente do Grupo Uai, Elias Tergilene; do prefeito de Toritama, Odon Ferreira (PSB), do prefeito de Bezerros, Branquinho (PSB), dos ex-prefeitos de Toritama, Flávio Lima (DEM) e Narciso Lemos; vereadores da região, lideranças empresariais, além de representantes do Movimento dos Sem Terra (MST).

Durante seu discurso, Elias Tergilene lembrou que o Grupo Uai tem como meta ajudar feirantes e ambulantes. “A inauguração dessa primeira etapa é só um começo do que estamos preparando para Toritama (PE). Em Outubro, inauguraremos a segunda etapa com lojas e a escola do empreendedor. Essa escola será lançada em breve na ONU e o objetivo é capacitar o feirante, o ambulante, o mais humilde. Eles são a base da economia”, reforçou Elias.

O prefeito de Bezerros, cidade a 70 KM de Toritama fez questão de prestigiar o evento. “Num momento tão difícil e de crise em todo país, e principalmente com falta de recursos no setor público, chega aqui, em nossa região, esse cidadão chamado Elias Tergilene. O que eu posso dizer para um homem que vem investir milhões na região, gerar empregos e qualificar a mão-de-obra? Apenas: muito obrigado. Muito obrigado mesmo. O país precisa de pessoas como você (Elias), para superar a crise”, comentou Branquinho.

Já o prefeito de Toritama, Odon Ferreira, fez questão de falar dos avanços que o UAI Toritama vai gerar para cidade. “Estamos recebendo em nossa cidade o ‘rei dos ambulantes’ no Brasil. Elias Tergilene terá todo nosso apoio para se instalar aqui. Com a chegada do Grupo UAI, ganhamos mais um equipamento que vai consolidar Toritama como segundo polo do jeans no Brasil”, disse.

Uma das lideranças do MST que estavam no evento de inauguração, Wirlon Santos, disse que a chegada do empresário Elias Tergilene, na região vai ajudar também na agricultura familiar, já que o mineiro abriu espaço para a comercialização dos produtos dentro no empreendimento.“Na próxima semana, estaremos aqui com os produtos dos agricultores ligados ao MST. É agricultura familiar sendo valorizada. Muito obrigado, Elias, pois você, além de empresário, sabe valorizar quem mais precisa, os agricultores e feirantes”, finalizou Santos.

UAI Toritama
O empreendimento está localizado no Polo de Confecções às margens da BR 104 e tem uma área construída de 20 mil m² e 450 bancas prontas para utilização. Após a finalização da segunda etapa, onde serão inauguradas centenas de lojas, cerca de 2.500 feirantes poderão comercializar seus produtos no atacado e no varejo. “Hoje, os feirantes vendem suas mercadorias em locais sem segurança, proteção contra chuva ou sol e com estacionamento precário, o que acaba danificando produtos e dificultando a circulação dos clientes”, destacou Elias Tergilene.

Além de contar com duas praças de alimentação, diversas atrações culturais, bancos e estacionamentos amplos para carros, ônibus e vans, o Uai Toritama oportunizará a formação e profissionalização dos feirantes. Para o presidente do Grupo Uai, investir na capacitação e desenvolvimento de comerciantes informais é garantir que, no futuro, o Brasil possa ser referência em empreendedorismo na base da pirâmide.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *