Primeiro capítulo da decisão será escrito

Central x Náutico (2)

Pedro Augusto

De forma mais justa, impossível, Central e Náutico farão a final do Campeonato Pernambucano de 2018. Com campanhas praticamente iguais, o que levou o critério de desempate ter de ser acionado para definir o primeiro colocado na etapa inicial, tanto a Patativa como o Timbu fizeram por merecer a vaga na grande decisão. Passaram bem por seus adversários nas quartas-de-final, bem como ainda despacharam, respectivamente, Sport e Salgueiro nas semis – os dois times que disputaram o título na temporada passada. O primeiro jogo da final deste ano ocorrerá no domingo (1º), a partir das 16h, no Estádio Luiz Lacerda.

Já o segundo e último duelo da decisão está marcado para acontecer no próximo dia 8, a partir das 16h, na Arena de Pernambuco. Em paralelo, pela disputa do terceiro lugar e em jogo único, Sport e Salgueiro se enfrentam nesta segunda-feira (2), a partir das 20h, no Estádio da Ilha do Retiro. Vale ressaltar que, além de levantar a taça, o vencedor do Estadual garantirá a vaga para a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil de 2019. Mas muito mais do que isso. Quem se sobressair na grande decisão encerrará um jejum de títulos que já perdura longos anos.

Embora já tenha sido campeão em outras competições como a Copa Pernambuco e a própria Série A2, a Patativa, ao longo de seus quase 99 anos de história, jamais conseguiu vencer o Estadual da 1ª Divisão. Por outro lado, o Timbu, que já conquistou 21 títulos da Série A1, não sente o gostinho de soltar o grito de campeão há quase 14 anos. Pois é… Bons ingredientes regrados a muita emoção são o que não irão faltar na decisão deste ano. E os atuais treinadores do Central e do Náutico sabem muito bem disso.

Tanto que trataram de jogar logo de ‘cara’ para o outro lado do campo o teórico favoritismo que vem sendo discutido tanto pela torcida como pela própria imprensa. Pelo contrário. Não só o técnico da Patativa, Mauro Fernandes, mas o do Timbu, Roberto Fernandes, utilizaram esta semana para elogiar o bom momento de seu adversário. “O Náutico hoje, para mim, é o time do futebol brasileiro que mais teve evolução. Nós sabemos que vamos ter um grande adversário pela frente, mas, com muita capacidade, vamos tentar lutar com o pouco que nós temos. Vamos tentar fazer frente ao time do Náutico”, comentou MF.

“Quem chegou à decisão, chegou com condições de ser campeão. E assim como nós, o Central tem feito um campeonato para ser campeão. Então precisamos trabalhar muito, respeitando bastante o Central, para que nesses dois jogos a gente faça bons jogos e tenhamos condições de sair dessa fila”, disse o treinador, se referindo ao fato de o Náutico estar há 13 anos sem a conquista de um título. O último foi em 2004, com o troféu de campeão estadual.

Preparativos

Com praticamente todo o elenco à disposição – a dúvida ainda está na utilização ou não do atacante Luizão, que treinou em separado no início desta semana, devido a uma contusão na coxa direita –, o técnico Mauro Fernandes preferiu fechar os treinamentos desta semana para não facilitar a vida de seu adversário, porém a tendência é de que ele repita a mesma formação que entrou de frente diante do Sport. Sendo assim, o Central poderá iniciar a decisão com: França; Dudu Gago, Danilo Quipapá, Vitão e Charles; Eduardo Erê, Douglas Carioca, Fernando Pires e Júnior Lemos; Itacaré e Leandro Costa.

Assim como Mauro, Roberto Fernandes, que ainda terá de voltar a suas atenções para o duelo do Náutico contra o Altos-PI, nesta quinta-feira (29), a partir das 21h45, no Estádio Albertão, pela última rodada da Copa do Nordeste, não deverá fazer muitas mudanças em relação à equipe que se sobressaiu nas semifinais. Se optar pela mesma formação, o Timbu poderá ir a campo com: Bruno; Thiago Ennes, Camutanga, Camacho e Kevyn (Gabriel Araújo); Negretti, Wallace Pernambucano e Júnior Timbó (Jobson); Rafael Assis, Robinho (Fernandinho) e Ortigoza.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *