O Procon de Caruaru realizou um balanço de atendimentos deste primeiro semestre de 2015. Segundo os registros do órgão 4.145 reclamações foram feitas, dessas 902 geraram processos. Os números mostram que ainda há muita insatisfação por parte dos consumidores, porém muitos deixam de registrar os problemas.
O ranking do levantamento comprovou que os assuntos financeiros foram as que mais causaram insatisfação (nesta classe se encaixam os bancos). Os números são os seguintes: assuntos financeiros, com 1.582 casos; serviços essenciais, com 1.083 casos; produtos, com 896; serviços privados, com 469; saúde, com 89, habitação, com 17; e alimentos, com 9 casos.
O Procon tem por obrigação executar a política de proteção e defesa do consumidor. Além de divulgar a Proteção de Defesa do Consumidor, o órgão é o interlocutor entre o município e a adoção de medidas conjuntas para a valorização e respeito à cidadania. A instituição funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, fazendo valer o que determina o Código de Defesa do Consumidor, ferramenta imprescindível na tutela ao direito consumerista.
Diariamente são distribuídas 70 fichas para atendimento ao público. As reclamações são feitas na sede do Procon, na avenida Rio Branco, n° 315, Centro, das 7h30 às 13h. Para mais informações está disponível o telefone (81) 3727-1054.