Procon realiza mutirão com foco em negociação de dívidas

No mês em que comemora 29 anos do Código de Defesa do Consumidor, o PROCON Caruaru, alinhado à Associação de PROCONs do Brasil, participa de um mutirão on-line de renegociação de dívidas junto às instituições financeiras (bancos, fnanceiras e administradoras de cartão de crédito). Com o objetivo de promover, aos consumidores caruaruenses, melhores condições para quitação dos seus débitos junto às instituições credoras participantes da plataforma consumidor.gov, a ação vai ocorrer entre 9 e 20 de setembro, na sede do órgão, na Av. Rio Branco, 315, das 7h às 13h.

O mutirão vai proporcionar uma linha acessível e alcançável para o diálogo entre consumidores e fornecedores, de modo a criar ambiente virtual favorável à harmonização dos interesses entre as partes. A ação se dá por meio da formulação e aceitação de propostas vantajosas para renegociação de dívidas e até de quitação prioritária de qualquer valor que esteja em aberto ou em atraso.

Como funciona o mutirão: O consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema; em seguida, deve se cadastrar na plataforma, informando corretamente seus telefones e e-mails de contato, pois esses dados facilitarão o atendimento. O consumidor registra sua reclamação na plataforma, informando que deseja se habilitar no mutirão e negociar/quitar sua dívida. Será necessária a identificação positiva do consumidor, por questões de segurança e legitimidade, que será feita pelas instituições antes de iniciar a negociação.

A empresa deverá responder em até dez dias. O tempo de resposta será contado a partir do registro da reclamação. Durante esse período, é possível que a empresa solicite informações complementares. Isso pode ocorrer nos casos em que algum dado relevante para o tratamento da reclamação não tenha sido prestado.

O consumidor tem até 20 dias para avaliar se a sua reclamação foi resolvida. Além disso, tem a possibilidade de indicar o grau de satisfação com o atendimento prestado pela empresa, atribuindo a esse uma nota entre 1 e 5, sendo 1 o nível mais baixo de satisfação e 5, o mais alto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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