Programa Cinturão Verde beneficia 400 famílias

O Cinturão Verde compreende toda a região rural do município marcada pelo cultivo de plantios e criadores de animais. Com a diversidade de produtos gerados pelos agricultores familiares nos quatro distritos de Caruaru, o programa tem como finalidade intensificar e valorizar essa produção, como também possibilitar o aumento na renda familiar. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar desenvolve políticas públicas para apoiar e favorecer os produtores. Cerca de 400 famílias são beneficiadas pelo programa.

Outro fator fundamental para se estabelecer o Cinturão Verde é ter a possibilidade de identificar cada agricultor rural, conhecer o que produz e em que localidade, através da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Dessa forma, o produtor pode participar de programas desenvolvidos pela prefeitura, em parceria com os governos Estadual e Federal, como: PAA, PNAE, Minha Casa Minha Vida Rural, Geocadastro e Titularização de Terras, Seguro Safra, Estradas do Desenvolvimento e Terra Pronta.

Os agricultores familiares são organizados em redes produtivas, que são grupos formais que produzem alimentos do mesmo segmento. Essas redes são formadas de acordo com as características de produção de cada região. No 1º Distrito, destaca-se o cultivo de hortaliças; no 2º Distrito, a criação de bovinos, caprinos e ovinos; no 3º Distrito, a produção de frutas, e no 4º Distrito, o cultivo de tubérculos e raízes.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Eraldo Barboza, reforça a grande importância de se participar do programa, através das políticas públicas desenvolvidas pelo município. “O objetivo é fortalecer as atividades dos produtores da zona rural para incluí-los na área de agronegócios e proporcionar um aumento de renda, garantindo comércio para os alimentos que cultivam. Além de auxiliar o agricultor rural na produção, nosso intuito também é trazer benefícios para a região em que mora”, completa.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *