Programa vai completar um ano com motivos para comemorar

Pedro Augusto

Criado inicialmente para operar por apenas dois meses no Parque 18 de Maio, no centro de Caruaru, o programa “Comando Presente” prosperou de tal maneira que no próximo dia 3 completará já um ano de atuação em plena atividade. Desenvolvido e mantido por várias entidades da iniciativa privada, em parceria com o poder público, o projeto, ao longo de sua existência, vem colocando em prática várias ações com o objetivo de reforçar a segurança fomentando por consequência os faturamentos do coração econômico da cidade. Embora enxerguem diversas demandas que ainda necessitam ser atendidas a respeito da infraestrutura do local, em suma, os sulanqueiros e compradores consultados pelo VANGUARDA, na manhã da última terça-feira (18), se mostraram satisfeitos com o desenrolar do programa.

Com dois bancos operando no setor do antigo terreno da Fundac, o feirante Cícero Silveira, classificou o Comando Presente como imprescindível para manutenção da Feira da Sulanca. “Todo mundo está cansado de saber que o Parque 18 de Maio não tem mais atendido já há um bom tempo a todas as necessidades dos sulanqueiros e dos próprios clientes. Entretanto, enquanto essa bendita transferência não sai do papel, precisamos contar com todos os investimentos possíveis para que possamos desempenhar bem o nosso trabalho no local. Acredito que hoje não se pode mais se pensar na sobrevivência do Parque sem a manutenção do Comando haja vista que ele vem tratando e desencadeando diversas ações para melhorar as questões de segurança, de mobilidade e da própria estrutura física do espaço”.

Toda esta atenção voltada para os problemas do Parque tem proporcionado, segundo o também feirante Régis Silva, melhores resultados para os comerciantes locais. “A infraestrutura do Parque 18 de Maio não é nenhuma mil maravilha. Basta dar uma circulada rápida pelos seus setores para se observar todos os problemas ainda presentes. Entretanto, não podemos deixar de elogiar o empenho do Comando Presente em tentar garantir o mínimo de dignidade para os sulanqueiros que trabalham no espaço. Depois, por exemplo, que esse programa iniciou a sinalização no setor da Brasilit, os consumidores passaram a chegar mais rápido nos bancos e o consequentemente o nosso fluxo de vendas também aumentou. Sem falar na instalação dos contêineres e da delegacia móvel que têm propiciado uma maior segurança para todos os frequentadores”, avaliou Régis.

Do outro lado do balcão, os consumidores também vêm aprovando as ações empregadas pelo programa. Cliente já de longas datas do Parque 18 de Maio, a autônoma Salete Santos ainda guarda na memória alguns episódios tristes da história recente do local. “Quem não se lembra daqueles arrastões horríveis que estavam sendo feitos num final de ano desses? Passei por um e por pouco deixei de comprar por aqui, por conta do medo da bandidagem. É claro que a criminalidade não acabou haja vista que ainda ficamos sabendo de vários casos de roubo e até mesmo de homicídio no local, porém pelo menos diminuiu após as instalações dessas unidades policiais. Em minha opinião, esse trabalho precisa ser expandido”, disse Salete. Ela, assim como a paraibana Maria Celeste, costuma vir até Caruaru duas vezes por mês para adquirir produtos na Sulanca. Esta última consumidora também opinou sobre o trabalho do Comando. “Ainda há muita coisa a ser feita por aqui para agradar a maioria, porém esse programa vem contribuindo bastante para com as atividades da feira”.

Além da participação de órgãos como a Prefeitura de Caruaru, a Destra e as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, o Comando Presente ainda vem contando com a atuação importante do Sindloja, da CDL, da Acic, da Câmara Setorial dos Lojistas do Centro Moda 18 de Maio e das associações dos sulanqueiros. Os encontros do programa, que têm como principal objetivo, tratar das demandas do Parque vêm ocorrendo sempre a cada 15 dias a sede do Sindloja. Envolvido com as ações do programa desde que ele foi implantado, o diretor da Acic, Pedro Miranda, ficou responsável por fazer o balanço de um ano.

“Avaliamos este primeiro ano de atuação do Comando de forma bastante positiva. Este trabalho conjunto envolvendo os órgãos públicos e as entidades ligadas à iniciativa privada realmente vêm propiciando diversas contribuições para com a manutenção das atividades do Parque 18 de Maio haja vista que a partir dele passamos a discutir os problemas e encontrar soluções para oferecer uma maior infraestrutura para todos que circulam pelo local. Além das já citadas implantações dos contêineres e da delegacia móvel, que vêm contando com os trabalhos integrados da Civil e da Militar, ainda poderíamos destacar como uma das ações do Comando o cinturão de segurança, que foi empregado pela Rodoviária Federal e pela Destra e que vem combatendo a criminalidade nas estradas que dão acesso a Caruaru”.

“Em paralelo, o programa foi responsável pela desobstrução de calçadas e ruas, pelo repasse de orientações para um estacionamento mais adequado de veículos, sem falar na sinalização padronizada no setor da Brasilit que tem sido elogiada não só pelos feirantes, mas também pelos clientes”, acrescentou Miranda. O representante da Acic ainda comentou sobre as medidas que serão colocadas em prática pelo programa neste fim de ano. “Na verdade intensificaremos as ações que já estão sendo aplicadas. Ou seja, fortaleceremos o cinturão de segurança, reforçaremos os efetivos de agentes da Destra e de policiais da PM e da Civil, utilizaremos o helicóptero da Polícia Federal, incrementaremos a desobstrução das ruas e avenidas bem como ampliaremos o nosso sistema de fiscalização”.

Para o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, a expectativa é de resultados positivos em relação ao Parque 18 de Maio neste fim de ano. “Na medida em que haverá a intensificação das medidas já aplicadas por este programa a tendência é de mais pessoas comprando e um quantitativo maior de vendas. É claro que o país vem passando por todas essas dificuldades financeiras conforme já estamos cansado de saber, porém não deixaremos de comercializar bastante neste fim de ano. Não tenho dúvidas de que o Comando Presente foi e ainda está sendo um projeto muito importante para com a economia de Caruaru. Grande parte de meus amigos feirantes vem elogiando”.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *