Programação do Sesc no FIG continua até sábado

O público que estiver em Garanhuns para participar do Festival de Inverno da cidade também poderá contar com atividades durante o dia. O Sesc, parceiro do evento, vai promover atividades gratuitas para o público. Há conversas, exposições, contação de histórias, empréstimos e lançamento de livros, entre outros.

O artista plástico, escritor, poeta e compositor paraense Bené Fonteles e Vicent reúnem no palco Raonny, da tribo Funiô, Guilherme Marinho, da Xucuru e Zé Carlos do Castainho para refletir sobre a vida dessa população indígena e das comunidades quilombolas com o tema “Urgências e poéticas políticas na questão indígena”. Por fim, a programação do dia 27 vai trazer os cantadores e repentistas Bráulio Tavares, Adiel Luna e Rouxinol Pereira no painel “O que sobra e o que falta na poesia – poesia é tirar de onde não tem e botar onde não cabe”.

O Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, espaço permanente de criação e desenvolvimento artístico, promove na Praça da Palavra, diversas ações até sábado (29/07). Entre as ações, roda de histórias com Grupo de Contadores de Histórias do Sesc Garanhuns; leitura dramatizada da obra “A Moça do Trapézio”, de Luís Jardim e estudo sobre sua história e obras.

De forma itinerante, até 27 de julho, a partir das 16h, os declamadores de poesia Alexandre Revoredo, StephanyMetódio e Gabriel Gueiros estarão na Praça da Palavra com a ação Guarda Palavras. Haverá ainda espaço para autógrafo de obras literárias lançadas no FIG. As comunidades quilombolas também estão sendo contempladas pelas ações do Sesc no FIG. Elas vão receber a itinerância dos declamadores e também o BiblioSesc, unidade móvel para empréstimos de livros e contação de histórias.

No Palco da Cultura, no dia 26 de julho, o Sesc Garanhuns relembra a maior festa do Nordeste com o cortejo e as apresentações das quadrilhas juninas Luminar, de Garanhuns, Os Filhos de Lampião, de Correntes, e Xamego na Roça, de Canhotinho.

Bienal– Garanhuns foi a única cidade de Pernambuco a receber a itinerância da 32ª edição da Bienal de São Paulo, uma das maiores referências no cenário mundial. Um recorte curatorial da exposição “Incerteza Viva” está aberto para visitação na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção Cultural do Sesc (CPC). O recorte curatorial da exposição, coordenado por JochenVolz, foi elaborado especialmente para Garanhuns e reúne trabalhos de nove artistas nacionais e internacionais. Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt,Ebony G. Patterson, Gilvan Samico, Jonathas de Andrade, José Bento, Leon Hirszman, Rosa Barba e Wilma Martins são os responsáveis por propor, por meio de seus trabalhos, o exercício de reflexão aos visitantes. Além da exposição “Incerteza Viva”, o CPC do Sesc realiza também a Mostra Relicário Acervo Josevaldo Araújo de Melo, de 20 de julho a 22 de setembro.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *