Projeto avança e beneficia comunidades

Pedro Augusto

Com o objetivo de manter Caruaru cada vez mais limpa, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem dado sequência às ações do projeto “Prefeitura que Trabalha”. Durante toda esta semana, a iniciativa foi posta em prática no Residencial Lagoa de Pedra, comunidade esta que fica localizada na zona rural da cidade. De acordo com os dados fornecidos pela pasta, ao todo foram utilizados dez caminhões caçambas e duas retroescavadeiras, bem como o emprego de 20 servidores. Além de Lagoa, o projeto já foi posto em prática em alguns bairros populosos, como o José Carlos de Oliveira e o Severino Afonso, e deverá ser estendido para outras áreas ao longo deste ano, conforme ressaltou o secretário-executivo de Serviços Públicos, Bruno França.

“O Prefeitura que Trabalha funciona da seguinte forma: uma semana antes de iniciarmos os trabalhos, comparecemos ao bairro para verificarmos as demandas que precisam ser atendidas no tocante à capinação, à varrição, à retirada de entulhos etc. Em conjunto com outras secretarias, realizamos os reparos necessários, sendo a Secretaria de Serviços Públicos responsável por essas ações citadas, como também pela limpeza de canais, córregos e rios, além da instalação de contêineres. O aspecto da iluminação também é verificado, inclusive, somente no ano passado, a Prefeitura foi responsável pela instalação de duas mil luminárias e pela manutenção de 10 mil postes.”

De acordo ainda com o secretário-executivo, durante 2019, mais bairros serão beneficiados com o Prefeitura que Trabalha. “Lagoa de Pedra, por exemplo, jamais havia recebido uma ação deste porte, ou seja, realizamos um verdadeiro mutirão de limpeza na comunidade. Vale salientar que, após as ações, a Prefeitura costuma conscientizar os moradores, através do projeto Ecoatitude, e em Lagoa não foi diferente. Lá, este segundo projeto entregou o cronograma da coleta, reforçou a importância de não se jogar lixo nos locais inapropriados, dentre outras recomendações. Ao longo deste ano, mais comunidades serão atendidas”, acrescentou Bruno.

Balanço

Além do Prefeitura que Trabalha, o programa ‘Cidade Limpa’ e o ‘Ilumina Caruaru’ foram os grandes destaques da Secretaria de Serviços Públicos em 2018. No ano passado, a Sesp fez a remoção de mais de 30 mil toneladas de entulho, destinou mais de 110 mil toneladas de lixo ao aterro sanitário e percorreu mais de 1.000 km de ruas com os serviços de capinação e pintura de meio-fio.
Outra grande preocupação da pasta foi referente à manutenção e limpeza do Rio Ipojuca e dos canais da cidade. Foram removidas mais de 50 mil toneladas de entulho, lixo e baronesa do rio e canais. Além disso, a Sesp fez campanhas de conscientização para que as pessoas não descartassem lixo nos canais e nem no rio.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *