Projeto de Robótica será desenvolvido por alunos de Caruaru

Já estão no Chile três estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, que foram aceitos para realizar um intercâmbio por um período de cinco meses. A viagem para troca de conhecimentos ocorreu no último dia 31, com retorno à Capital do Agreste no dia 18 de dezembro. Durante esse tempo, os alunos Asafe dos Santos, Élton Franklin e Daniel Queiroz, todos do curso de Engenharia Mecânica, desenvolverão atividades na Universidad Tecnologica de Chile (Inacap).

A proposta é que eles estudem matérias de Automação e Controle Industrial que não estão no cronograma do Campus em Caruaru e ainda desenvolvam uma atividade prática, com a criação de um drone quadricóptero para pulverização de plantações. O intercâmbio faz parte do Programa Internacional Despertando Vocações, cujo objetivo é auxiliar os estudantes sobre suas carreiras profissionais e incentivá-los ao empreendedorismo, e que tem convênios com mais de 20 instituições de ensino superior, a maioria delas da América Latina.

O professor Alexander Sena, orientador do grupo no IFPE, destaca que, diferentemente de outros projetos intercambistas, neste programa o aluno tem de apresentar um resultado palpável dos conhecimentos adquiridos por intermédio da viagem. “Eles terão de desenvolver de fato um projeto e trazer algo para que a gente possa validar a experiência que eles tiverem fora do país. O produto que eles vão trazer é um drone que seja capaz de pulverizar produtos químicos em plantações, ou seja, uma aplicação na área agropecuária para pequenas e médias propriedades”, explica o professor acrescentando que esse tipo de equipamento já existe, mas foi desenvolvido para grandes plantações e é bastante caro, da ordem de R$ 40 mil. O que eles deverão desenvolver é para plantações menores e deverá ser de baixo custo.

Asafe, Élton e Daniel já foram alunos do curso técnico de Mecatrônica na mesma instituição em Caruaru. Assim sendo, desde 2013 eles formam a equipe ‘Protheus’, que tem como meta desenvolver projetos e pesquisa na área de Robótica, além de ministrar oficinas e disseminar o conhecimento científico pela região. Entre os projetos já executados pelos estudantes estão a criação de protótipos como um robô-guia para deficientes visuais e um robô paralelo (com finalidade industrial). No ano passado, a equipe conquistou a medalha de bronze na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A ideia dos jovens é repassar aos estudantes do Agreste todo o conhecimento adquirido no Chile, por meio de palestras e oficinas. “Temos consciência de que nosso papel é contribuir para com o desenvolvimento de nossa cidade, por meio da educação e das experiências vivenciadas”, explana Daniel.

“Com certeza, tanto a viagem quanto o retorno nos proporcionarão um grande crescimento, do ponto de vista intelectual, profissional e também pessoal”, pondera Élton. Asafe também comenta sobre a importância do momento. “Participar de um intercâmbio como este é uma oportunidade ímpar de ampliar os conhecimentos, indo além dos conteúdos ministrados em sala de aula”, frisa.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *