Projeto promove intervenção às margens do Ipojuca

O Rio Ipojuca, que corta a cidade de Caruaru, é o terceiro mais poluído do Brasil. Neste contexto, o projeto ‘Palco Giratório’, promovido pelo Sesc em todo o país, realizou, esta semana, no município, uma roda de conversa sobre sustentabilidade, bem com fez uma intervenção urbana.

O bate-papo ocorreu na quarta-feira (25), onde os artistas Rossendo Rodrigues e Marina Mendo, do grupo Ecopoética, do Rio Grande do Sul, falaram sobre arte e sustentabilidade, no Sesc Caruaru. A atividade preparou o público para a intervenção, que aconteceu no dia seguinte, através de um diálogo que alerta para a responsabilidade de todos na busca de soluções para problemas ambientais.

Já na quinta-feira (26), os dois estiveram às margens do Rio Ipojuca, no centro da cidade, dentro de uma rede de lixo com a performance “Dilúvio MA”. Inspirados na dança japonesa e no conceito MA, que significa “vazio” ou “espaço entre as coisas” no zen-budismo, os performers ficaram dentro de uma rede de lixo. O intuito foi chamar a atenção para responsabilidade de tudo que é descartado na natureza e para a urgência do tratamento das questões ambientais e sanitárias.

Desenvolvido desde 2013, o Ecopoética tem como proposta buscar poéticas de sustentabilidade por meio de performances no ambiente urbano que conscientizam a população sobre a sustentabilidade. A partir de instalações cenográficas construídas com o lixo, os performers desenvolvem uma abordagem artística voltada para o pensamento ecológico, discutindo o papel do artista e da sociedade em relação ao meio ambiente e a sua preservação para a manutenção da vida na Terra.

Já o Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no Interior, desde 1998. Muitas dessas apresentações dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para chegar às diversas regiões do país.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *