Projeto valoriza vinhos brasileiros

Num ano de ajustes na economia e retração de vários segmentos, o setor vitivinícola brasileiro pode comemorar o aumento na comercialização de vinhos finos e espumantes no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2014. O incremento foi de 4,3% e 22,7%, respectivamente, e a comercialização superou a marca de 14 milhões de litros. Enquanto isso, a importação caiu 1,9%.

Esses resultados refletem, dentre outras iniciativas, os esforços do projeto Valorização dos Vinhos do Brasil, uma parceria entre o Sebrae, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que, desde 2014, vem aperfeiçoando o serviço do vinhos e espumantes brasileiros em bares e restaurantes, com o objetivo de promover e ampliar a comercialização do  produto nacional, estimulando a cultura do vinho no país.

“Com a capacitação dos profissionais de restaurantes, estamos conseguindo mudar a visão que o consumidor tem dos nossos produtos. Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem justamente o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, afirma o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

De acordo com ele, ao escolher um vinho brasileiro na carta do restaurante ou na prateleira do supermercado, o consumidor contribui para o desenvolvimento da vitivinicultura do país, que conta com 1,2 mil vinícolas, sendo 90% micro e pequenas.

Em 2013, antes da realização do projeto, foram vendidos pouco mais de 13 milhões de litros de vinhos finos e espumantes brasileiros no primeiro semestre. Em 2015, com muitos dos profissionais já treinados atuando junto aos pontos de venda, foram comercializados mais de 14 milhões de litros, um aumento de 8,47%. “Esse esforço para aumentar a venda de vinhos a partir do serviço tem surtido efeito. A expectativa é melhorar ainda mais estes números no segundo semestre e chegar em 2016 com um incremento de até 15% nas vendas”, projeta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho, Moacir Mazzarollo.

Capacitação

A meta do projeto Valorização dos Vinhos Brasileiros, que inclui o Workshop Qualidade na Taça, é capacitar 3 mil profissionais de mil estabelecimentos de 16 cidades, em 14 estados brasileiros. Até agora, foram realizadas 378 visitas individuais de sensibilização, 39 turmas realizadas, 253 empresas atingidas e 578 profissionais capacitados.

A próxima fase presencial começa em outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Também estão na lista Recife, Salvador, Gramado, São Paulo, Florianópolis, Campinas, Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Goiânia e Cuiabá. Além das de aulas presenciais, os participantes têm 8 horas de aulas à distância, onde são abordados assuntos como: condições de armazenamento das bebidas, forma de leitura do rótulo, harmonização e hospitalidade.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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