Muito se engana quem pensa que num momento de crise as empresas devem se preocupar apenas em aumentar as vendas e recuperar os lucros. O capital humano das organizações também está pedindo socorro e precisando de atenção. Ainda mais quando a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na última pesquisa divulgada em 2014, alertou que num total de 2,34 milhões de mortes relacionadas ao a cada ano, somente 321.000 se devem a acidentes. Os alarmantes 2,02 milhões são causadas por diversos tipos de enfermidades, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 óbitos.
Mesmo com dados tão assustadores, ainda é pouco comum ver empresas se preocupando em promover o bem-estar no ambiente de trabalho. Aqui em Caruaru, a CP Construção, empresa do segmento da construção civil, está com um projeto que vem dando o que cantar, ou melhor, o que falar! A cada sexta-feira, no horário do almoço, é sugerido um momento de lazer para os colaboradores do escritório. A programação atende a diversos gostos: o cinema para quem quer descansar um pouco a mente; uma competição de just dance para quem gosta de dançar; karaokê para quem quer mostrar seus talentos musicais; jogos de conhecimento, como Soletrando e Jogo do Milhão, além de um torneio de xadrez para quem tem habilidade com tabuleiro e estratégias. Além disso, está previsto para começar aulas de inglês online, após a jornada de trabalho.
“Unir a equipe é a proposta da empresa.” Isso é o que afirma o gerente administrativo Sérgio Laurentino. “Com a mudança para o novo escritório, conquistamos um auditório com uma boa estrutura. Isso facilitou muito. Aos poucos pude ir colocando em prática algumas ideias para deixar a equipe mais entrosada. É um momento único, todos brincam, se divertem, e, nas competições, entregamos brindes aos vencedores. No turno da tarde, todos estão mais leves e produzem com mais entusiasmo”, afirma Laurentino.