Raquel Lyra faz balanço de 2015 e destaca presidência do PSB

353e77e7-105e-479e-8891-808fd8168b6f

O ano de 2015 foi avaliado pela deputada estadual Raquel Lyra (PSB), nesta segunda (21), último dia de reunião plenária antes do recesso parlamentar. A deputada destacou que um dos pontos fortes deste ano foi a sua recondução ao cargo de presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), considerada uma das mais importantes da Assembleia Legislativa e a escolha do seu nome para assumir a presidência da Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB, em Caruaru.

Raquel Lyra apresentou os números da Comissão de Justiça deste ano: foram 682 projetos de lei distribuídos e 532 votados em 35 reuniões, além de sete audiências públicas realizadas. “Quero agradecer a todos os parlamentares que integram o colegiado pelo empenho, participação e compromisso, bem como ao corpo técnico. Sempre priorizamos o bom debate para podermos aprovar projetos em beneficio da população pernambucana”, afirmou a presidente.

Outro ponto de destaque da CCLJ, foi a formação de um grupo de trabalho para mediar o impasse entre a Celpe e os municípios pernambucanos sobre a transferência dos ativos de iluminação pública para as prefeituras. Ao final, foi firmado um acordo entre as partes na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), no Recife. “Fiquei feliz de poder, através da Comissão de Justiça da Assembleia, ter ajudado na construção de uma solução para os municípios e que beneficia principalmente a população”, disse a deputada. Entre os projetos de lei de sua autoria, Raquel destacou o que garante mais segurança aos concursos públicos do estado, aprovado no primeiro semestre.

Raquel também mencionou outros projetos de lei, de sua autoria, que estão sob análise dos deputados relatores e que, possivelmente, serão votados em 2016. Entre eles, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem o objetivo de assegurar a participação da mulher na Mesa Diretora da Casa, bem como na composição das comissões permanentes e temporárias da Casa Legislativa; a reserva de vagas para adolescentes com deficiência nos contratos de aprendizagem firmados pelos órgãos e entidades do Estado; o que assegura o parto humanizado nos estabelecimentos públicos do Estado; além do projeto que determina critérios estruturais para hotéis, albergues, pousadas e assemelhados com finalidade de facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência de locomoção ou mobilidade reduzida.

Em relação à presidência do PSB de Caruaru, Raquel se diz bastante animada com a função. “Assumimos em novembro a presidência do partido por delegação do executivo estadual junto com companheiros que têm boa trajetória na vida pública e nas atividades que dignificam a política. A ideia é que possamos fazer um trabalho de discussão da cidade, de fortalecimento institucional e orgânico do partido, trabalhar as filiações partidárias e buscar os seguimentos de mulher, de juventude, de negritude, dos movimentos LGBT, rural e sindical”, falou Raquel. Ela mencionou que o primeiro passo já foi dado em relação à discussão da cidade. “Fizemos um ótimo seminário, no último dia 05 de dezembro. Trouxemos um especialista em mobilidade e pessoas que se interessam em tornar Caruaru uma cidade melhor para se viver”, completou.

Por último, a deputada destacou que suas emendas parlamentares, deste ano, foram destinadas, principalmente, nas áreas de cultura, esporte e saúde. “Em 2015, a Companhia Feira de Teatro Popular, localizada em Caruaru, recebeu recursos para oficinas de mamulengos e violão e para realizar 10 apresentações do espetáculo Auto das Sete Luas de Barro, peça que conta a história do Mestre Vitalino. Essas emendas também foram para contemplar o projeto Excursão Cultural, que já levou, desde 2014, cerca de 3 mil estudantes e professores da rede pública do interior para conhecerem os equipamentos culturais e históricos do Recife”, falou.

“Através das emendas parlamentares, também pude ajudar, mais uma vez, o projeto Judô Comunitário Mauricio Tibúrcio, que beneficia centenas de crianças das escolas públicas de Caruaru e o ambulatório de fisioterapia do Hospital do Câncer de Pernambuco, que resultou na compra de equipamentos para ajudar no atendimento de mulheres que se recuperam do câncer de mama”, concluiu a deputada.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *