Raquel Lyra foi empossada prefeita de Caruaru

_DSC9241

Wagner Gil

A posse da prefeita Raquel Lyra (PSDB) e do seu vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), no último domingo (1º), foi marcada por ineditismo e simbologias: pela primeira vez uma mulher vai assumir o comando do Palácio Jaime Nejaim, sede do Governo Municipal, sendo a terceira geração da mesma família a estar à frente do Poder Executivo na cidade. Antes dela, foram prefeitos por duas vezes cada, seu avô, João Lyra Filho, e o seu pai, João Lyra Neto, que estava presente ao ato.

Diversas autoridades políticas e eclesiásticas participaram da solenidade. Além do ex-governador e pai da prefeita, estavam presentes o bispo diocesano de Caruaru, dom Bernardino Marchió; a mãe da prefeita, Mércia Lyra; o esposo de Raquel, Fernando Lucena, e os filhos João e Fernando, bem como irmãs, cunhados e sobrinhos.

A posse ocorreu na Câmara de Vereadores, logo após a escolha da Mesa Diretora, onde a prefeita discursou. “Hoje o poder do povo cria um novo capítulo na história de Caruaru. A cidade tem história e, mais do que isso, Caruaru sempre fez história. Sempre na vanguarda, é terra de gente que pega as rédeas do seu próprio destino. Somos protagonistas da mudança e juntos vamos trabalhar para, de mãos dadas, construir um futuro melhor para todos os caruaruenses”, disse, na tribuna do Poder Legislativo. “Hoje a gente começa a transformar sonho em realidade. Hoje a gente começa a construir uma cidade para todos. A cidade que queremos para os meus e para os seus filhos. Obrigada por me darem a honra de ser a primeira prefeita de Caruaru, essa cidade que amo tanto e que tanto me deu e que tanto me confiou”, completou.

Logo após o discurso, Raquel foi bastante cumprimetada e, na sequência, seguiu caminhando para o Palácio Jaime Nejaim, onde recebeu a transmissão do cargo das mãos do ex-prefeito José Queiroz (PDT). “Muita emoção estar aqui tomando posse como a primeira prefeita de Caruaru. Esta caminhada da Câmara até aqui, até a prefeitura, é cheia de significado. Este caminho já foi percorrido por muita gente de valor, que lutou pela nossa cidade. Gente como o meu avô, João Lyra Filho, como o meu pai, João Lyra Neto, os dois prefeitos eleitos por dois mandatos. E em nome deles, presto aqui minhas homenagens aos prefeitos que me antecederam e que tanto trabalharam e trabalham por nossa cidade”, disse.
O vice-prefeito Rodrigo Pinheiro também falou com o VANGUARDA. “Os caruaruenses podem ter certeza que iremos fazer um governo transparente e justo. Raquel e eu temos o compromisso de fazer com que Caruaru avance mais e vamos a cada dia lutar por essas melhorias”, afirmou o vice-prefeito.

Posse de secretários

Logo na manhã da segunda-feira (2), a prefeita Raquel Lyra empossou os 13 secretários municipais, em ato que ocorreu no Centro Administrativo. Alguns nomes já são conhecidos em nível de Estado, como a nova secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque. Ela esteve à frente da pasta estadual de Saúde, no governo de João Lyra Neto. “Estou muito honrada com o convite. É muito importante para mim como profissional. De tudo o que a gente tem visto, a nossa principal meta é aumentar o acesso da população à atenção básica, qualificando a atenção primária”, comentou.

Outro nome que causou muita repercussão positiva foi o do coronel Luiz Aureliano, que será o responsável pela Secretaria de Ordem Pública, órgão que vai absolver a Destra, que deixa de ser autarquia. “Só o fato da criação da secretaria demonstra a preocupação da prefeita com o tema. Vamos diagnosticar todos os indicadores de violência da cidade. Vamos fazer interlocução com outras entidades responsáveis pelo enfrentamento da criminalidade”, afirmou o coronel.

Diogo Cantarelli vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Meio Ambiente. Essa pasta também vai absolver o controle da Destra, Parques e Diretoria de Meio Ambiente. “Temos um grande desafio pela frente, mas estamos motivados. A meta da prefeita é manter serviços e ampliá-los com um quadro menor e redução de custos. Vamos vencer esse desafio”, disse.

Na Fundação de Cultura e Turismo, o nome escolhido foi o do médico e empresário Lúcio Omena. Ele falou da valorização do artista local, em políticas culturais para que a cidade não fique apenas focada nos festejos juninos.

Lúcio Omena defendeu ainda uma repaginação do projeto Revitalino, que foi iniciado na gestão anterior e não foi concluído. Ele admitiu ainda a possibilidade de se debater a volta das quadrilhas estilizadas, mas em outro formato, podendo ser realizadas em ambiente fechado.

Confira os nomes dos secretários empossados:

Secretaria de Governo – Rubens Júnior
Secretaria de Saúde – Ana Maria Albuquerque
Secretaria de Políticas para Mulheres – Perpétua Dantas
Secretaria de Urbanismo e Obras – Nyadja Menezes
Secretaria da Fazenda – Diogo Bezerra
Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural – Diogo Cantarelli
Secretaria de Educação – Rubenildo Ferreira de Moura
Secretaria de Administração – Margarida Ferreira Lima
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Rubén Pecchio
Secretaria de Desenvolvimento Social, Inclusão e Direitos Humanos – Fernando Silva
Secretaria de Serviços Públicos – Humberto Correia Lima
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa – João Melo Neto
Secretaria de Ordem Pública – Coronel Luiz Aureliano

Presidentes dos órgãos municipais:
Controladoria do Município – Cláudia Correia
Fundação de Cultura e Turismo – Lúcio Omena
Procuradoria Geral do Município – Túlio Vilaça

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *