A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta terça-feira (22), a sua 76ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. Os vereadores receberam, para prestação de contas de 2015, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), votaram e aprovaram três projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, doze requerimentos, três indicações e – atendendo solicitação do Tribunal de Contas – a prestação de contas dos ex-prefeitos Tony Gel e Neguinho Teixeira referentes a 2008.
Os projetos de lei, todos de autoria do Executivo, tratam de alterações nas leis municipais nº 5.343/2013, sobre o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial; nº 5.120/2011, sobre o serviço de mototáxi; e nº 5.536/2015, que oficializa a doação de terreno para construção da sede de entidades como o Sindloja (Sindicato dos Lojistas), o Sindecc (Sindicato dos Comerciários) e a Câmara Municipal de Caruaru. Os edis aprovaram ainda um projeto de lei complementar – enviado pelo Poder Executivo – concedendo dispensa de encargos para o setor de hotelaria e, em discussão única, o projeto de decreto legislativo, de autoria do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), que concede título de cidadania ao contador Bernardo José Cysneiros da Costa Reis.
Raquel e João Lyra – A deputada estadual Raquel Lyra (PSB), convidada pelo líder da oposição, vereador Gilberto de Dora (PSB), ocupou espaço no primeiro expediente – com a presença do ex-governador João Lyra Neto (PSB) – para fazer a sua prestação de ação parlamentar/2015 para os vereadores, imprensa e vários segmentos da sociedade organizada. “Com o trabalho reconhecido publicamente pelos edis inscritos para opinar, a deputada apresentou números do processo legislativo e falou de suas ações na cultura, infraestrutura e política”, comentou o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD).
Tony Gel e Neguinho Teixeira – Durante o segundo expediente, atendendo solicitação do Tribunal de Contas – os edis acompanharam os votos dos conselheiros e aprovaram com ressalvas as contas do ex-prefeito Tony Gel (PMDB) e rejeitaram as do ex-prefeito Neguinho Teixeira (PSC) – referentes ao exercício de 2008.
Recesso – Esta foi a última reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. A Câmara entra em recesso a partir desta quarta-feira (23), após a realização da sessão solene que outorgará medalhas e títulos de cidadania a policiais militares que se destacaram em ação neste ano. Com o recesso, não serão realizadas reuniões públicas, mas o expediente na Casa Legislativa é normal, de segunda a sexta, das 7h às 13h. O recesso vai até o dia 02 de fevereiro, obedecendo ao Regimento Interno da Câmara.