Rede de farmácias facilita acesso a remédios para doenças

REMÉDIOSUsuários de medicamentos para diabetes, hipertensão e asma têm garantido o direito de recolher seus remédios gratuitamente, por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal. Nos casos de anticoncepcionais e medicamentos para colesterol, rinite, Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de fraudas geriátricas para incontinência, são oferecidos descontos por meio da coparticipação. Em Caruaru, as Farmácias Diariamente são parceiras do programa e dispõem dos medicamentos que fazem parte do projeto.

O Farmácia Popular foi criado para facilitar o acesso aos remédios que passaram a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, cumprindo uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

Para o diretor da rede de farmácias Diariamente, Maurício Neves, o programa é importante por ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Foi uma conquista social importante porque facilita a rotina de quem precisa fazer seu tratamento. Aumenta a qualidade de vida e as pessoas podem se cuidar melhor, sem pesar no orçamento”, explicou.

Mensalmente, Íris Souza vai até o local pegar o medicamento da sua mãe, a aposentada Isaura Oliveira. Há dois anos ela é usuária do benefício e acredita que a economia feita ajuda a arcar com outras despesas. “Ela utiliza os medicamentos para colesterol e hipertensão, então, o dinheiro que a gente usaria para comprá-los já pode ser investido em outra coisa. Ajuda muito”, afirmou. Os usuários que desejam recolher seus medicamentos precisam apenas apresentar no estabelecimento o CPF e a receita médica.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *