Região Nordeste é a mais procurada por redes que acabam de ingressar no franchising

Não é só o turismo que impulsiona a região Nordeste. No ano passado, o crescimento do setor de franquias foi mais acentuado nesta região, se comparado aos centros de negócios do país no Sul e Sudeste. De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Nordeste é a segunda região mais importante para o franchising e é onde se concentra o maior número de unidades: 14,5% de todo mercado nacional.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) entre 2011 e 2014, foram inaugurados 15 novos shoppings centers em cidades da região, devido ao maior poder aquisitivo da população e, consequentemente do consumo. É possível afirmar que o mercado está menos saturado, o que é uma motivação que leva às redes a abrirem unidades no Nordeste.

A rede foi criada e migrou para o franchising neste ano. Iniciou com uma unidade própria em São José do Rio Preto (SP) e já conquistou 11, sendo uma em Fortaleza (CE) e outra no Recife (PE). Os planos de expansão para a região Nordeste não param por aí. “A OPT tem um planejamento muito forte para o Nordeste, pretendemos abrir 20 franquias ainda neste ano.”, explica Dante.

Entre seus principais produtos estão software para redução de custo com telefonia, para disparo de SMS e para PABXIP, além do software para call center. Aos interessados, a OPT tem três modelos de negócios: Home Based, Office e Master Center e o investimento inicial é de R$ 15.900,00, R$ 59.900,00 e R$ 89.900,00, respectivamente. Uma das principais vantagens da marca é que os franqueados tem um ganho recorrente, enquanto durar o contrato com o cliente final.

Outra rede que vem progredindo bastante na região é a Mineiro Delivery que cresceu mais de 7% em números de unidades se comparado ao ano passado. Com 6 unidades no Nordeste, a expectativa da rede é atingir 20 em 2016 e nos próximos cinco anos chegar a 50. Criada em 2012, e com ingresso no franchising no ano passado, a Mineiro Delivery oferece delivery de comida no estilo mexidão mineiro com jeito caseiro e o mais inovador: servida no box. Para se tornar um franqueado, é necessário um investimento de R$ 105 mil.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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