Repasse do 13º salário anima comércio

O Boticário estima crescimento nas vendas de 20%

O Boticário estima crescimento nas vendas de 20%

Pedro Augusto

Depois de tantas dificuldades enfrentadas ao longo deste ano, enfim o comércio local voltou a sonhar com dias melhores. Não se trata de nenhuma nova medida econômica do governo, mas sim da chegada de um velho conhecido do setor. Quem ainda não conseguiu matar a charada certamente não se atentou para o repasse da primeira parcela do 13º salário. De acordo com a Lei Federal nº 4.749, de 12 de agosto de 1965, os empregadores formais têm até domingo (30) para efetuar o pagamento da gratificação. Bom para os trabalhadores endividados, que poderão quitar, a partir de agora, os débitos, excelente para as lojas, que voltarão a comportar um número maior de consumidores.

De acordo com a estimativa da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2014 o 13º salário deverá ser responsável pela injeção de R$ 94 milhões na economia caruaruense. Apesar do desempenho nada agradável durante quase todo o ano, o gerente comercial do Boticário, Sávio Diniz, se mostrou confiante em relação às vendas deste último bimestre. “É claro que por conta da retração observada nos últimos meses, nosso otimismo poderia ser maior. Mesmo assim, estamos projetando um crescimento nas vendas de 20% em comparação ao mesmo período de 2013. Não tenho dúvidas de que o 13º terá participação determinante para alcançarmos tal desempenho.”

Assim como as lojas de perfumaria, as redes de calçados também esperam faturar alto com o repasse da bonificação extra. De acordo com o supervisor de vendas, Luís Gustavo, a expectativa é comercializar cerca de 8% a mais em relação ao último fim de ano. “É sabido que não só o comércio, mas também vários outros setores não tiveram um ano tão produtivo como estimávamos. Em contrapartida, apostamos que o 13º dará uma sacudida muito grande em todo o nosso setor. A partir deste sábado (29) deveremos ver lojas cheias em toda rua 15 de Novembro. Até o término de dezembro, esperamos superar a projeção nacional, que revelou neste ano um aumento na casa dos 4% ante as vendas de 2013”, destacou.

O cálculo citado pelo supervisor foi realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. De acordo com o gerente da CDL de Caruaru, Zezinho Borba, a expectativa é de que neste fim de ano o desempenho do varejo local seja um pouco melhor em relação à estimativa nacional. “Isso porque atualmente o número de endividados presentes na cidade encontra-se menor em comparação à média do país. Se tomarmos como parâmetro esse cenário, deveremos superar em pelo menos 1% a projeção da CNDL. De qualquer modo, apesar de todos os problemas financeiros encarados neste ano, deveremos ter um Natal positivo. O repasse do 13º, com certeza, vai impulsionar bastante todo o comércio.”

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *