Resgate do Baile Municipal é destaque no “Carnaval Caruaru Cultural 2019”

O “Carnaval Caruaru Cultural 2019” trará muita animação para os foliões. A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, continuará fortalecendo as manifestações culturais pertencentes ao período com os Bois-bumbá, La Ursas e Maracatus. Um dos destaques deste ano é o resgate do Baile Municipal de Caruaru, marcando o início das festividades no dia 15 de fevereiro. Os cantores Bell Marques e Benil são as primeiras atrações confirmadas.

No dia 22 de fevereiro, já na semana pré-carnavalesca, haverá a apresentação “Tambores de Caruaru” no Marco Zero, a partir das 17h. Uma reunião de percussionistas e grupos. No sábado dia 23, a partir das 10h, sete polos de animação oferecerão muito frevo, samba, desfiles de blocos e muita folia. São eles: Polo Pedro Sucata; Polo Café com Frevo; Polo Jackson do Pandeiro; Polo Inclusão na Folia; Polo Estação Folia; Polo Aldo Teixeira e Corredor Carlos Fernando.

Um intercâmbio cultural entre as manifestações típicas do Nordeste será realizado novamente, promovendo também um intercâmbio turístico entre as cidades que esses grupos fazem parte. Assim, Frevo, La Ursas, Papangus, Caboclos de Lança, Maracatus, Bonecos Gigantes e Os Bois-Bumbá farão parte do Carnaval Caruaru Cultural 2019.

Crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais receberão um olhar mais sensível na festa, contando com a banda da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru (Apodec), orquestra de pífanos formada só por mulheres.

O festival independente de música Rec-Beat volta com mais uma edição após o sucesso do ano passado. Sua marca é a presença do inusitado e do experimental, o encontro da tradição com as novas tendências, a irreverência de blocos e troças e a integração entre música, dança e circo.

Este ano, o Carnaval Caruaru Cultural 2019 terá os seguintes homenageados: o colunista social Cervanttes (realizador do Baile Vermelho e Branco); Ivete Cairo (filha de Zé de Nei do Bloco Zé de Nei) e o folião Lamartine Oliveira. No Baile Municipal, o homenageado é o compositor Carlos Fernando.

Homenageados

Cervantes – Era colunista social e ficou conhecido por realizar o Baile Vermelho e Branco em Caruaru, prévia carnavalesca da cidade. Ele também foi editor de revista e responsável pelo Troféu de Ouro, evento realizado durantes 29 anos do município.

Ivete Cairo – Funcionária pública na Fundação de Cultura e Turismo, tem muitas histórias nos carnavais de rua, com o Bloco de Zé de Inês e desfile de escolas de samba, troças e agremiações carnavalescas como o Clube Misto Vassourinhas em Folia, o Motoristas, o Sapateiros, o tradicional Bloco de Cacho de Coco, As Divinas e Maravilhosas, além de carros alegóricos.

Lamartine Sérgio de Oliveira – Natural de Bezerros veio, para Caruaru quando criança, onde cresceu e se tornou um dos maiores empresários do ramo da gastronomia da Capital do Agreste. Lamartine foi dono do várias casas que marcaram a noite de Caruaru, como Choop 100, Horácio Bistrô, Estação Florêncio, entre outros. Era casado com Josineide Florêncio, compositora de frevos e folia. Faleceu em 2018, deixando duas filhas e um filho e vários netos. No Carnaval de Caruaru era figura sempre presente no curso das décadas de 60 e 70, e também era diretor e colaborador de blocos como Troça dos Kannaias, Bairro Novo, além de incentivador de blocos tradicionais como o bloco “Sou Eu Teu Amor” do saudoso Cacho de Coco.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *