Reunião reforçará importância de se investir ainda mais

Josenildo Batista (4)

Pedro Augusto

A Astur-PE (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco) fechou o ano de 2016 com o saldo positivo. Além de conseguir incrementar as ações da Rota 104 – programa que fortalece a cadeia turística de cidades da região Agreste –, a entidade também chamou a atenção no ano passado, através da realização de encontros e reuniões com secretários municipais, da importância de se desencadear mais medidas que possibilitem um desenvolvimento maior em relação ao setor de turismo no Interior do Estado. Em visita à sede do Jornal VANGUARDA, na tarde da última terça-feira (17), o presidente da Astur, Josenildo Santos, que também é secretário de Turismo e Cultura de Agrestina, destacou as bandeiras que serão levantadas pela associação em 2017.

“Em 2016, o Governo do Estado lançou a campanha ‘Descubra Pernambuco’, que visa estimular o turismo em todas as nossas regiões, ou seja, do Sertão ao Litoral. Alinhada a esta ação, a Astur tem contribuído para com o seu êxito, porém também estaremos imbuídos neste ano em fortalecermos ainda mais à cadeia turística dos municípios do Interior. Para isso, solicitamos, junto ao Contur (Conselho de Turismo de Pernambuco), uma reunião com os prefeitos e secretários dos municípios pernambucanos justamente para reforçar a importância de se investir ainda mais neste segmento. Haja vista que este último é um potencial gerador de renda, bem como provoca uma visibilidade muito grande para todas as cidades”, afirmou o presidente da Astur.

O encontro, o qual Josenildo se referiu, está marcado para acontecer no próximo mês de março, em local e data a serem confirmados. Nele, ainda deverá ser apresentado aos participantes o guia da Rota 104 – programa este que já está servindo como exemplo para a execução de outras ações de turismo de Pernambuco.

“Hoje participam da Rota 104 os municípios de Agrestina, Cupira, Panelas, Quipapá e São Benedito do Sul. Neste guia que será lançado estarão as ilustrações de todos os potenciais turísticos das cidades integrantes. Este programa tem tido uma aceitação tão grande no Estado que já vem estimulando a criação de demais como a Rota dos Tropeiros, de Limoeiro até João Alfredo, e a Rota da Borborema, de São Caetano até São Bento do Una, ambas no Agreste”, acrescentou.

Também na reunião com os representantes das prefeituras, a Astur-PE tentará incentivar o emprego de mais investimentos voltados para o setor. “Nunca é demais reforçar que o turismo é essencial para impulsionar as economias formal e informal das cidades. Ele estimula a geração de milhares de empregos, acaba provocando a preservação de espaços históricos, ou seja, propicia diversos benefícios que não caberiam nos dedos. Entretanto, infelizmente, ainda há muitos gestores no nosso Estado que vêm colocando este potencial setor em segunda linha sem dar a atenção devida a que ele merece. Através desse encontro, no próximo mês de março, tentaremos abrir os olhos dos participantes a respeito da necessidade de maiores investimentos para o nosso turismo”, finalizou Josenildo Santos.

Atualmente contando com 80 municípios associados, a Astur-PE fica sediada na Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em paralelo, ela também possui uma cadeira fixa no Contur.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *