Riacho das Almas realiza Fórum Comunitário Selo Unicef

A Prefeitura de Riacho das Almas por meio da Secretaria de Saúde através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realizou nesta quarta-feira (22) mais um Fórum Comunitário Selo Unicef.

De acordo com informações da Unicef, os municípios inscritos no selo são estimulados a avançar em direção a vários objetivos específicos, avaliados pela evolução de indicadores entre o início e o final de cada edição do Selo Unicef. Esses eixos envolvem o desenvolvimento de ações estratégicas alinhadas com objetivos específicos como aprender, sobreviver e se desenvolver, proteger-se e ser protegido do vírus HIV, crescer sem violência, ser prioridade nas políticas públicas, ser adolescente, e brincar, praticar esportes e se divertir.

“Nós estamos discutindo aqui as diretrizes das Políticas Públicas voltadas para crianças e adolescentes, mas também comemorando a efetivação dessas Políticas Públicas e vendo que Riacho das Almas está fazendo seu dever de casa”, garantiu gerente de Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria Estadual de Assistência Social Lioniza Santos.

Durante o Fórum, vários grupos de trabalho foram formados para discutir questões como evasão escolar, alimentação infantil, gravidez na adolescência, qualidade na educação, direito à vida, protagonismo juvenil, entre outros. Participaram das atividades representantes de vários setores da sociedade civil organizada; membros de serviços que cuidam de crianças em situação de vulnerabilidade social como o Cras, o Creas e o Conselho Tutelar; Agentes Comunitários de Saúde; membros do Programa Mãe Coruja e diversos profissionais das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Selo Unicef – O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos em municípios do Semiárido e da Amazônia. Os avanços são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais em têm impacto em suas vidas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *