Rodada de Negócios da Moda Pernambucana bate recordes em 22ª edição

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A 22ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que aconteceu de três a cinco de agosto, no Polo Caruaru, bateu recordes. Após 11 anos de realização, a última edição contabilizou os maiores números da história do evento: foram R$ 24,25 milhões em vendas – um aumento de 11,5% em relação à edição primavera/verão anterior – 1 milhão e 280 mil peças comercializadas e mais de 5.389 pedidos.

O evento já era sucesso mesmo antes de começar, com a adesão de 125 empresas de calçados, acessórios e confecções de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, quantitativo nunca antes alcançado. O número de estandes também foi inédito: ao todo, 134. Marcas de moda masculina, feminina, bebê/infantil, jeans, surf e street wear, íntima, fitness e praia apresentaram suas apostas primavera/verão 2017 para cerca de 500 compradores, somando convidados e espontâneos. A região que mais comprou nessa edição foi o Norte, seguido do Sul e do Centro-Oeste. Nordeste e Sudeste ocuparam, respectivamente, as posições seguintes.

O conceito de credibilidade construído ao longo dos anos pela Rodada de Negócios da Moda Pernambucana trouxe nesta edição novos participantes ao evento. “Estamos expondo pela primeira vez. Ficávamos receosos em expor, pois não sabíamos se valeria à pena. Mas, já no primeiro dia, vimos que é uma boa oportunidade. Superou as nossas expectativas”, revelou Adna Guimarães, da empresa Goys Jeans, da cidade de Toritama.

Empresas que já aderiram ao projeto continuam confiando na iniciativa para aquecer o mercado, especialmente, com o País ainda num momento político e econômico delicado. “O mercado dá sinais de recuperação. Nós que fazemos a Purpurina, inovamos e investimos em material para proporcionar ainda mais qualidade às nossas peças. Participamos do evento desde a segunda edição. Na Rodada, já vendemos até para a Europa”, afirmou a empresária Sara Araújo.

Os realizadores do evento também comemoram os rendimentos da 22ª edição para os expositores, principalmente, as empresas pernambucanas que são trabalhadas durante o ano inteiro. Para a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), “a 22ª edição foi um sucesso e alcançou vários recordes, superando a edição de agosto do ano passado. Ou seja, temos todos os motivos para celebrar. Agradeço a todos os envolvidos que ajudaram a construir tão expressivo resultado, em um ano difícil para economia nacional. O Agreste deu provas de que juntos, com seriedade, respeito e profissionalismo, somos mais fortes e capazes de superar nossas metas”, disse o presidente da Acic, Osíris Lins Caldas.

A gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio, destacou que “as empresas que participam da Rodada de Negócios são trabalhadas durante todo ano com diversas estratégias para estarem bem preparadas para o momento da comercialização. O projeto Blitz, que o Sebrae realiza juntamente com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest-PE) e a Acic, dá um suporte para que tenham condições de apresentar um diferencial competitivo, em relação ao restante do mercado. Todo o investimento nos processos de capacitação e qualificação dessas empresas rendeu bons frutos como tem sido ao longo de todas as edições”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, Thiago Norões, em visita ao evento, enalteceu o potencial produtivo do Polo de Confecções do Agreste e a importância da Rodada de Negócio para o mercado local. “O Polo de Confecções do Agreste é um fenômeno incrível. Temos feito um esforço para cuidar do desenvolvimento deste Polo, através do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), que é um dos patrocinadores da Rodada. O arranjo produtivo local se transformou em sucesso e prosperidade. Nos momentos mais difíceis, sentimos a necessidade da união para enfrentarmos os problemas juntos. O NTCPE é o canal mais adequado para o estreitamento desse vínculo”.

O gerente geral do Banco do Nordeste, Giovanni Ferro, falou da satisfação da instituição financeira em contribuir com a 22ª edição. “Avaliamos como positivo o patrocínio realizado pelo BNB, considerando a oportunidade de estarmos juntos de alguns dos nossos clientes, apoiando-os e oferecendo soluções para suas necessidades, bem como divulgando nossos produtos e serviços para os demais participantes do evento. A Rodada de Negócios é um importante acontecimento para todos que fazem parte do segmento têxtil, promovendo a interação entre fornecedores, clientes, Banco do Nordeste, Acic e demais parceiros, tendo como resultado a realização de bons negócios”.

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana é uma realização da Acic e do Sebrae Pernambuco, com patrocínio do Governo Federal, do Banco do Nordeste e do NTCPE e apoio do Sindivest-PE, da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Comercial e Empresarial de Surubim (Aciasur) e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap). Adesões de expositores e compradores para a 23ª edição com o tema outono/inverno 2017 já estão sendo feitas. Os interessados devem entrar em contato com a Acic através do telefone: (81) 3721-2725 ou pelo e-mail: rodadadenegocios@acic-caruaru.com.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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