Rosas de aço: PRF promove operação contra a importunação sexual no Dia da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá realizar nesta sexta-feira (08), a primeira edição da Operação Rosas de Aço em Pernambuco, na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. A ação acontecerá na forma de abordagens aos transportes coletivos de passageiros, e busca repassar informações sobre como identificar e denunciar casos de importunação sexual e violência contra mulher, além de conscientizar o público sobre a temática.

A operação é planejada, coordenada e executada por mulheres, que são a maioria das vítimas do crime de importunação, principalmente em viagens de transporte coletivo. O crime consiste em práticas e comportamentos que tenham como finalidade satisfazer desejo sexual sem o consentimento do outro, tais como: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, dentre outros.

As forças de segurança alertam que, em casos de importunação sexual em ônibus, a vítima deve pedir para o motorista parar na próxima unidade policial ou ligar para os telefones de emergência da PRF, 191, ou da Polícia Militar, 190.

Um fator fundamental é a denúncia. Não se manter em silêncio é proteger outras mulheres e quem flagrar esse crime também pode filmar, para servir de prova contra o agressor. A pena para quem pratica a importunação sexual vai de um a cinco anos de reclusão, aumentada em um terço quando a vítima é menor de 18 anos, se não caracterizar um crime de maior gravidade.

Dados

No ano passado, a PRF registrou 96 casos de importunação sexual nas rodovias federais. O índice representa quase o dobro de ocorrências em relação ao ano anterior, quando foram registradas 50 denúncias desse crime.

A unidade da federação com maior índice do crime, em 2023, foi o Rio de Janeiro, com 14 denúncias, seguido por Minas Gerais, com 12 registros e Distrito Federal, com 10 ocorrências. O estado de Pernambuco teve, no mesmo período, duas denúncias de mulheres vítimas de importunação sexual.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.