Saúde pública foi destaque entre os assuntos contemplados pelo Poder Legislativo

Na sessão ordinária desta terça-feira (28), os parlamentares discutiram saúde, segurança e infraestrutura, além de questões importantes para os direitos dos caruaruenses.

Saúde

Mery da Saúde (PSD) fez um apelo à Prefeitura, como também à Secretaria de Saúde do município, em decorrência do credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Memorial de Pernambuco, para que aconteça o mais rápido possível. Fagner Fernandes (PDT) provocou o poder executivo a respeito da necessidade de uma unidade básica de saúde no entorno dos residenciais Baraúnas e Nova York, além de outros bairros novos que precisam dessa assistência.

Perpétua Dantas (PV) fez algumas pontuações sobre a dignidade e saúde das pessoas idosas. A vereadora criticou instituições, particularmente as bancárias, que não se preparam para oferecer um atendimento digno aos idosos, que demandam cuidados especiais por limitações e condições de saúde.

Homenagem

A Casa recebeu os fundadores da ONG Ponto e Vírgula Caruaru, Katianny Torres e Betto Moura, para a entrega de votos de aplausos, a pedido do vereador Filipe José (PTB). Fundada em 2016, a organização conta com projetos, eventos e outras ações em prol da saúde mental da população caruaruense e de cidades vizinhas.

Obras

Ranilson Enfermeiro (PSDB) falou sobre o trabalho paliativo de terraplanagem realizado pela prefeitura nos loteamentos Mestre Vitalino I e II. O parlamentar reforçou que é algo temporário, enquanto o processo de licitação é concluído, e reafirmou seu compromisso com a cobrança pela demanda.

Val Lima (UNIÃO BRASIL) comentou sobre a construção do supermercado do Grupo Mateus, próxima ao Posto Federal da cidade, que vem sendo motivo de preocupação de alguns moradores, devido a altura do aterro. A sugestão dada pelo parlamentar é de que o trabalho seja averiguado por membros da comissão de obras e pelo secretário de Infraestrutura Urbana do município, Rodrigo Miranda.

Segurança Pública

Bruno Lambreta (PSDB) celebrou ações do governo estadual em prol da segurança pública, como o andamento na obra do Complexo de Polícia Científica em Caruaru, e lamentou os recentes ataques que a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem sofrendo nas redes sociais.

Aline Nascimento (CIDA) também contemplou o tema e comemorou a criação do fundo estadual Juntos pela Segurança, ação que visa a diminuição da criminalidade. Nelson Diniz (CIDA) enfatizou a importância de ações como esta.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.