Governo de Pernambuco apresenta novidades da XVI Fenearte

O encontro da lírica sertaneja com a arte do barro é a inspiração para o tema da XVI Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), que será realizada entre 2 e 12 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Esta edição rende homenagens ao poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro do Pajeú, e ao artesão Manoel Borges da Silva, lembrado como Mestre Nuca de Tracunhaém.

Com investimento de R$ 5,5 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões, a feira, considerada a maior do segmento na América Latina, espera atrair um público de 320 mil pessoas. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos do Estado, do Brasil e uma participação recorde de 51 países, dividirão cerca de 800 espaços, numa área de 29 mil metros quadrados.

“A Fenearte vai continuar a crescer e cada vez mais se tornar referência como evento de celebração da nossa cultura e do nosso artesanato”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

CONCEITO

A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

“É na Fenearte que os artesãos têm contato direto com o público e são reconhecidos pela arte que desenvolvem. Nosso trabalho é fazer um evento melhor a cada ano e fomentar outras atividades para geração de oportunidades e renda para quem vive do artesanato”, afirma o diretor-presidente da AD Diper, Jenner Guimarães.

DESTAQUES

Um dos destaques desta edição será a Galeria de Homenageados, no mezanino, com uma exposição sobre Mestre Nuca e Louro do Pajeú. A atração também receberá uma pequena mostra sobre os Patrimônios Vivos de Pernambuco no segmento de artesanato. Haverá ainda diversas ações interativas como um jogo de memória, telas com vídeos e fotos. O público contará ainda com um minicinema onde serão projetados documentários sobre mestres da arte popular.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *