SDSCJ apresenta programas para jovens na Feira de Aprendizagem Profissional

Apesar de não ser uma instituição de formação de mão de obra, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) oferece inúmeras oportunidades para jovens entre 15 e 29 anos de idade. Os serviços disponíveis estão sendo mostrados, ontem (10), no estande da SDSCJ montado no Centro de Convenções, em Olinda, onde acontece a II Feira de Aprendizagem Profissional de Pernambuco. O secretário Isaltino Nascimento, representando o governador Paulo Câmara, participou da mesa de abertura do evento, no auditório do Teatro Beberibe, no Centro de Convenções.

“O compromisso da SDSCJ é contribuir com o processo de construção de aprendizagem e empregabilidade dos jovens pernambucanos, sobretudo aqueles que cumprem ou cumpriram medidas socioeducativas ou que estão em situação de liberdade assistida”, destacou Isaltino.

No ano passado, segundo o secretário, o governador Paulo Câmara assinou decreto (Projeto Vida Aprendiz) determinando a contrataçãode jovens aprendizes que cumprem ou cumpriram medidas socioeducativas de prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, de semiliberdade ou de internação executada pela Funase.

Os órgãos e entidades ligadas ao Governo do Estado podem contratar aprendizes até 30% do número correspondente de servidores e empregados da instituição.

“Precisamos multiplicar essa iniciativa, incentivando as prefeituras e parceiros privados a adotarem a medida e provocar órgãos como o Ministério Público e o Ministério do Trabalho a fiscalizarem e fazerem cumprir a lei”, ressaltou Isaltino.

O estande da SDSCJ foi bastante visitado na manhã de hoje (10) por jovens interessados em conhecer os programas voltados para atendê-los. “Estou buscando a oportunidade do primeiro emprego e acredito que posso ser beneficiado com os programas oferecidos pela SDSCJ”, afirmou Dayvson Pereira, de 21 anos, residente no bairro de Águas Compridas – Olinda.

Evento – A II Feira de Aprendizagem Profissional de Pernambuco é promovida pelo Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), do qual a SDSCJ é membro integrante. O evento é uma oportunidade para os jovens buscarem informações sobre a aprendizagem profissional em Pernambuco, orientação para o trabalho e a inclusão da pessoa com deficiência na aprendizagem.

Além da SDSCJ, participam da Feira diversas instituições formadoras, como o Senai, Senac, IEL, Senar, Espro e Sest/Senat. Pela manhã, após a abertura oficial do evento, foi realizada uma palestra sobre “Aprendizagem Profissional e Juventude”. À tarde, haverá uma palestra sobre o “Mundo do Trabalho e Empreendedorismo” e roda de diálogo sobre diversos temas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *