Se prepare para a disputa acirrada pelas vagas

Pedro Augusto

Conforme VANGUARDA destacou em sua edição da semana passada, neste fim de ano, apesar da continuidade da crise, haverá contratações temporárias nos setores econômicos de Caruaru. De acordo com a projeção da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, pouco mais de quatro mil postos deverão ser abertos deste mês de outubro até o próximo mês de dezembro. Logo de cara, este montante estimado pode até soar alto, mas ao ser comparado com o quantitativo de demissões que foram computadas na cidade nos últimos 12 meses – em torno de 4.600 – pode-se concluir que no mínimo a disputa por uma das vagas estará bastante acirrada no último bimestre de 2016.

Com o objetivo de auxiliar os leitores que se encontram neste momento à procura de uma recolocação no mercado de trabalho local, VANGUARDA entrevistou, na manhã da última quarta-feira (19), o consultor empresarial, coach e escritor Eugênio Sales Queiroz. Primeiro, o especialista, que também assina a coluna “Visão Profissional” do periódico, orientou os candidatos a como se comportarem durante a entrevista de emprego. “Antes disso, eles devem preparar currículos enxutos, destacando as suas últimas experiências no mercado. Já no dia da entrevista, é recomendável que não fiquem ansiosos e demonstrem interesse pela oportunidade que está aberta.”

Segundo ainda Eugênio, ao conquistarem as vagas, os agora colaboradores temporários necessitam apresentar diferenciais para se tornarem efetivos. “Por conta da crise, nos últimos dois anos, as empresas enxugaram bastante os seus quadros de funcionários, mas a cada final de ano, elas sempre acabam contratando. Como hoje a permanência no mercado de trabalho encontra-se mais acirrada, haja vista que as empregadoras estão muito mais rigorosas em relação há anos anteriores, é importante que os temporários demonstrem neste curto período de contrato equilíbrio emocional, iniciativa, comprometimento, bom relacionamento interpessoal, bom humor e excelente comunicação, tanto com os colegas de trabalho e com os clientes, como também boa aparência.”

Já em relação àqueles profissionais que possuem qualificações maiores, mas que devido à crise decidiram retornar ao mercado para exercer funções com exigências menores, a dica de Eugênio foi aproveitar ao máximo as oportunidades. “Todo mundo precisa fazer feira, então, nesta situação, é importante ressaltar que esses colaboradores necessitam apresentar humildade e se dedicar da melhor maneira possível a função desempenhada. Haja vista que diversas empresas oferecem oportunidade de crescimento de cargo, bem como algumas delas chegam ao ponto de criar novas funções só para manter em seus quadros esses profissionais que vêm se destacando. Reforçamos: é importante se esforçar, mas sempre atento as outras chances do mercado.”

Nesta época do ano, a agenda de Eugênio Sales sempre costuma ficar lotada para atender a alta demanda de treinamentos a serem promovidos pelas empresas. Em 2016, o especialista está disponibilizando vários temas a serem explorados. Dentre eles, estão “A Motivação como Base para o Trabalho de Equipe”, “A Importância da Proatividade para o Sucesso”, “Como usar a Inteligência Emocional para Resolução de Conflitos”, “O Fortalecimento da Comunidade Interna” e “As Habilidades Técnicas e Comportamentais”. Mais informações sobre os serviços oferecidos pelo especialista pelos telefones 3723-8256, 99936-7126 e 99417-0454.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *