Se prepare que a festa vai tomar conta!

Pedro Augusto

Na zona rural, o forró já rolou nos distritos de Itaúna e de Lajes, através da iniciativa ‘São João na Roça’. Deste sábado (1º), até o próximo dia 30, será a vez também dos polos do Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, da Estação Ferroviária, do Alto do Moura, do Monte do Bom Jesus, além do Polo Azulão, comportarem a extensa programação do ciclo junino 2019 de Caruaru.

Vale ressaltar que o ‘São João na Roça’ continuará sendo realizado durante os festejos juninos em mais comunidades da cidade. De acordo com o cronograma da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, o evento da Capital do Forró terá agenda até o próximo dia 14 de julho, com a realização do Xerém com Galinha, na Vila do Rafael.

No Pátio, os shows artísticos se estenderão deste sábado até o dia 30 de junho. No palco principal se apresentam no primeiro dia a Orquestra de Pífanos e o Maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho e Mano Walter. No domingo (2), a festa estará garantida com os shows de Renilda Cardoso, Tayrone e Mastruz com Leite. Já na sexta-feira (7) estão confirmadas as apresentações de Guilherme Topado e Cavaleiros do Forró. Neste dia, Gabriel Diniz, falecido na última segunda-feira (27), também ia se apresentar.
Até o fechamento desta matéria, a FCTC não havia divulgado a programação dos três dias iniciais do Polo Camarão – outro espaço bastante animado do Pátio de Eventos.

No que se refere ainda ao palco principal do Pátio haverá também shows, neste São João, de Bell Marques, Alok, Xandy Avião, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Fagner, Bruno e Marrone, Léo Santana, dentre outros. O Dia dos Namorados (12), por exemplo, será embalado por Marília Mendonça e Petrúcio Amorim, enquanto a animação da véspera de São João (23) ficará por conta do cantor Azulão e da dupla Matheus e Kauan.

Ao todo, de acordo com os dados da Fundação de Cultura e Turismo, mais de 400 atrações artísticas e culturais estarão fazendo parte da grade de programação 2019 do São João de Caruaru. Reduto de vários polos que valorizam as tradições culturais do evento, como o das Quadrilhas, do Repente, dentre outros, a Estação Ferroviária será palco, neste fim de semana, de diversas apresentações de trios pé-de-serra, bandas e repentistas. A diversão da garotada ainda está garantida no espaço com a variedade de brinquedos à disposição.

Outro polo bastante frequentado durante os festejos juninos da Capital do Forró, o Alto do Moura, neste sábado (1º) e no seu palco principal, terá os shows do Trio Remelexo, Humberto Bonny, Larissa e Laura e Marcos Descarado. No domingo, a festa prosseguirá com o Trio Chamego Bom, Jucélio Vilella e Santanna. Assim como no Pátio de Eventos, haverá programação artística no reduto do Mestre Vitalino, até o próximo dia 30. Por lá, ainda passarão nomes consagrados da música nordestina, a exemplo de Genaro, Assisão e Capim com Mel.

Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, o Monte do Bom Jesus também será polo do São João deste ano. Nele, os visitantes poderão conferir a talentos da música instrumental, com noites dedicadas à sanfona, pífano, viola e jazz.
O Monte, um marco na história e na geografia de Caruaru, passou dois anos atrás por um intenso processo de revitalização e, pela primeira vez na história da cidade, será protagonista no São João. O espaço, uma das melhores vistas do município, também comportará apresentações dedicadas ao que há de mais autêntico e tradicional no forró.

Já no Polo Azulão, o foco será mais uma vez atrações alternativas, com espaço para o rock, o coco de roda, o samba e o maracatu. Por lá passaram, em edições anteriores, nomes como Lenine, Chico César, Siba e Cordel do Fogo Encantado, sempre com uma boa recepção do público, mostrando que no São João de Caruaru há espaço para diferentes ritmos e linguagens. Este ano, as apresentações acontecerão sempre as sextas e sábados.

Comidas Gigantes

Comidas típicas do período junino produzidas em tamanhos monumentais enchem os olhos (e os estômagos) da população local e dos turistas que visitam Caruaru durante o São João. As chamadas “Comidas Gigantes” são uns dos principais atrativos da festa, que busca sempre se modernizar mantendo um pé na tradição.

Este ano, mais de 40 comidas apresentaram suas datas e irão participar do São João 2019. Todas elas serão realizadas com apoio da Prefeitura. Um calendário oficial foi montado unificando as atividades das entidades União dos Criadores das Comidas Gigantes, Associação dos Idealizadores das Comidas Gigantes e Movimento dos Idealizadores das Comidas Gigantes.

O Festival de Comidas Gigantes deste ano começa neste sábado (1º), com as realizações do Maior Chocolate Quente, no Bairro São João da Escócia, e do Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa, no Bairro Petrópolis. Ambos começam às 20h. No domingo, a partir das 15h, haverá a edição 2019 do Tareco e Mariola, no Bairro do Vassoural, bem como na sexta (7), a Vila do Jacaré, em Gonçalves Ferreira, comportará a Festa da Batata Doce, a partir das 19h.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *