Secretaria incentiva educação e preservação ambiental nas escolas municipais

A Escola Municipal Professora Josélia Florêncio, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Campus Caruaru, através do Projeto AMA – Amigos do Meio Ambiente tem levado para dentro das salas de aula uma abordagem mais prática e científica sobre a necessidade de preservação ambiental, por meio de palestras expositivas e visitas técnicas.

Com o projeto, dezenas de alunos estão sendo capacitados para atuarem como agentes ambientais, tanto dentro da unidade de ensino, como na comunidade em geral, contribuindo para a formação da consciência ecológica e sustentável dos futuros cidadãos, além de despertá-los a fazer escolhas mais responsáveis no que diz respeito ao consumo de bens e o descarte dos resíduos no pós-consumo.

Crianças e adolescentes se dividem para pôr em prática os quatro temas do projeto discutidos e inseridos na escola. São eles: racionalização de energia, que incentiva a aplicação de técnicas para evitar o uso indevido e desnecessário da energia elétrica; racionalização de água, que busca conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância do uso racional da água; cobertura vegetal, que mostra como preservar a fauna e a flora, criando um ambiente mais harmonioso; e os resíduos sólidos, que são utilizadas técnicas de gerenciamento desses detritos na aplicação dos 3 R’s (Reduzir, Reutiliza e Reciclar).

As aulas acontecem todas as sextas-feiras, com os alunos do 5° ano, nos turno da manhã ou tarde, e a Escola Josélia Florêncio fica localizada no bairro São João da Escócia.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *