Secretaria de Saúde promove Encontro Municipal sobre Anemia Falciforme

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da coordenação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra, vai realizar, nesta terça-feira (20), às 8h, o Encontro Municipal sobre Anemia Falciforme no auditório da Acic.

O objetivo desse encontro é promover a integração e o empoderamento acerca da doença, aos profissionais de saúde, num processo inicial de capacitação para o atendimento qualificado desses pacientes na rede municipal de saúde.

O evento contará com a presença da secretária de Saúde, Ana Albuquerque, e parcerias da Coordenação Estadual de Saúde da População Negra, e vai reunir, ainda, lideranças de vários segmentos: Universidades, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e IV Geres. A estimativa é que 200 pessoas estejam presentes.

Durante a programação, haverá palestra da Dra. Carolina Alburquerque da Paz, coordenadora do curso de Medicina da UFPE e mestre em Promoção da Saúde e Medicina de Família e Comunidade, que abordará o tema “Doença Falciforme: os avanços e os impactos do tratamento qualificado na qualidade de vida do paciente”. Outro tema debatido será o “Racismo Institucional e seu rebatimento na Anemia Falciforme”, abordado pela advogada Vera Barone. Também haverá participação do Grupo Orí Companhia de Dança, que fará um resgate da dança afro num estilo contemporâneo.

SINTOMAS: A anemia falciforme é uma doença grave, invalidante e que causa a morte de, pelo menos, 50% das pessoas afetadas antes dos cinco anos. Transcontinental, transétnica, afeta as populações negras de origem africana. Apresenta sintomas diversificados, pode se manifestar com dores nas articulações e inchaço de mãos e pés das crianças. Seus sintomas podem ser facilmente atrelados a outras patologias, por isso, há uma necessidade de conhecer a doença e de um diagnóstico precoce.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *