Secretaria de Saúde realiza atividades referentes ao movimento Outubro Rosa

Para esta quarta-feira, 15, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma de atividades relacionadas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização realizada por entidades governamentais e não governamentais, voltada para a sociedade e para as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A partir das 8h, na Clínica da Mulher, a diretora da atenção básica, Ana Elizabete, e a assistente social Jacira Ambrósio,darão as boas-vindas às usuárias da unidade,  abrindo o evento, previsto para às 8h. Em seguida, os presentes poderão participar de atividades educativas que envolverão a temática da campanha.

Dando continuidade à programação, às 10h, a enfermeira Lucivânia Almeida fará explanação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em seguida, a coordenadora do Centro de Referencia da Mulher, Cristiane Lina, falará sobre a Lei Maria da Penha. Durante toda manhã haverá orientações de como o autoexame deve ser realizado e aferição de pressão arterial.

Para a diretora da atenção especializada, Ana Elizabeth, a incorporação de ações para conscientizar a população sobre o câncer de mama é de grande valor. “A partir dessas atividades chamamos a atenção da sociedade para a importância de se identificar e tratar qualquer lesão suspeita com agilidade”, pontuou a diretora.

No Brasil, a mamografia bienal para mulheres entre 50 a 69 anos e o exame clínico das mamas, anualmente, a partir dos 40 anos, é a estratégia recomendada para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com risco padrão. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), tanto o exame clínico da mama como a mamografia são, anualmente, recomendados, a partir de 35 anos.

Em Caruaru, para realização da mamografia, exame disponibilizado pela rede pública de saúde do município, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a usuária deverá se dirigir a Unidade Básica de Saúde da Família do seu bairro ou ao Centro de Saúde mais próximo de sua residência, onde será submetida à consulta médica. Em seguida, de acordo com a idade ou grau de necessidade, o médico encaminhará a paciente para Clínica da Mulher, onde será realizado o exame.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

One thought on “Secretaria de Saúde realiza atividades referentes ao movimento Outubro Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *