Secretaria incentiva ações de conscientização do câncer de próstata

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, incentiva a conscientização a cerca da prevenção do câncer de próstata, em todas as 63 Unidades Básicas de Saúde. Esse incentivo é dado através de informações sobre a doença e como fazer para se prevenir. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Caruaru dispõe de uma rede de assistência para a saúde do homem. A porta de entrada do serviço é a Atenção Básica por meio de uma Unidade Básica de Saúde ou ligando para o 0800 281 7080 para agendar marcação com um clínico geral. Após essa primeira etapa, o homem será avaliado pelo médico e constatando a necessidade de um diagnóstico específico, é encaminhado para um urologista da rede que é agendado na própria unidade onde ocorreu a primeira consulta.

Cerca de três quartos dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Uma das melhores formas de prevenir a doença é ter hábitos saudáveis, como por exemplo: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Além de ter o hábito de praticar atividades físicas, pelo menos 30 minutos diários. Manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar contribui ainda mais para diminuição de índices da doença.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *