Secretaria realiza curso permanente em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com a Secretaria de Participação Social, realizará mais uma vez o curso de mobilização permanente destinado tanto a sociedade civil, quanto ativistas, a compreender e então defender o parto humanizado. A ação será dividida em dois dias de atividades, 28 e 29 de janeiro, no horário das 13 às 17 horas no auditório da Secretaria de Saúde, e serão ministradas pelo médico e professor da UFPE Izaias Souza, pela Psicóloga Verônica Santa Cruz e Doula Sueli Freitas.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru e tem como objetivo fortalecer o ativismo em prol do direito ao parto humanizado. “O principal objetivo da realização deste curso é de conseguirmos mobilizar a população e os movimentos sociais, a saírem em defesa do parto humanizado. Para isso, explicaremos o que é esse parto e como beneficia a gestante e o bebê.” Destaca Verônica Santa Cruz, psicóloga.

Durante o encontro haverá uma explanação das conjunturas internacional, nacional e municipal que envolve o nascer de forma natural e humanizada. Também uma apresentação do Movimento Nascer Bem Caruaru que vem qualificando e humanizando toda a linha de atenção à saúde e cuidado da gestante e do bebê. Outros temas abordados, serão a violência obstétrica, os direitos das gestantes e sua família, boas práticas obstétricas e o plano de parto.

Ainda segundo Santa Cruz: “A Secretaria de Saúde já estruturou toda uma linha de cuidado, que vai desde a atenção básica, exames das gestantes na rede, até possíveis transferências para setores de referência, caso necessário. Houve reformas estruturais, capacitação das equipes e contratação para melhor desempenho e atendimento na rede, em várias unidades de saúde, principalmente na Casa de Saúde Bom Jesus. Todos precisam estar cientes do esforço que fazemos por essa causa.”

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na própria Secretaria de Saúde, que fica localizada na Av. Vera Cruz, São Francisco ou pelo email nep.caruaru@gmail.com

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *