Seis tipos de vacinas passam por mudanças em seu calendário 2016

A população deve ficar atenta. Mudanças ocorreram no calendário de vacinação nacional e começam a valer a partir desse mês. As alterações afetam seis tipos de vacinas disponibilizadas pelo SUS: Hepatite B, Meningite, Pneumonia, Paralisia Infantil, HPV e Hepatite.

As principais mudanças se referem à faixa etária do público-alvo. A partir de hoje, as vacinas de hepatite B que antes eram disponibilizadas até os 49 anos, agora não tem limite de idade. As vacinas de meningite e pneumonia passam a ser administradas em crianças até 4 anos e 11 meses. Antes, só se beneficiava o público infantil até 1 ano e 11 meses. Já as vacinas de hepatite A aumentam-se o período de oferta de 12 para 15 meses de vida do bebê.

Ocorreram também alterações nas administrações das doses de paralisia infantil e HPV. Em relação à paralisia infantil, a terceira dose passa de oral para ser injetável. Sobre o HPV, antes administravam três doses e agora serão reduzidas para duas.

De acordo com Lilian Leite, coordenadora do programa de vacinação da prefeitura de Caruaru, a idade para o fornecimento de vacinas de hepatite B se tornou ilimitados pelo fato do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Hoje temos um aumento da população de idosos e essas pessoas já têm uma vida sexual mais ativa pela melhoria da qualidade de vida e uma resistência ao uso de preservativos. Com se sabe, a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível.”, informou.

Lilian Leite ainda destacou que desde dezembro a Secretaria de Saúde tomou conhecimento das mudanças dos calendários e todas as 63 Unidades Básicas de Saúde e os 5 Centros de Saúde já passaram por capacitações e estão cientes das alterações.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *