Semana Global de Empreendedorismo começa no dia 18 de novembro

“Empreender é viver o futuro hoje”. Esse será o tema da 12ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que acontece de 18 a 24 de novembro, em todos os estados do país. O evento é um movimento mundial que inspira, conecta e capacita jovens e adultos que se interessem por empreendedorismo. Em vários países, durante sete dias, são realizadas palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates, competições online. No Brasil, a programação vai além – se estendendo ao longo de todo o mês de novembro. No estado de Pernambuco, será realizado em várias cidades, do litoral ao sertão, com foco no desenvolvimento do digital e no aumento da inovação nas micro e pequenas empresas.

“A escolha do tema é muito feliz. Espelha com fidelidade o engajamento do Sebrae com a inovação, sua luta por um país mais empreendedor e seu compromisso com a construção permanente de futuros melhores para os pequenos negócios. Pernambuco fará sua parte nesse movimento, dedicando o período de 18 a 24 de novembro à difusão massiva de novas práticas de negócio, suportadas pelas tecnologias digitais apropriadas aos microempreendedores individuais (MEI) e às micro e pequenas empresas (MPE)”, pontua Francisco Saboya, superintendente do Sebrae Pernambuco.

Na programação de Pernambuco, o Sebrae elencou entre os destaques atividades como Estratégias de Marketing Digital, Direito do Consumidor no E-commerce, Instagram Avançado, Gestão 4.0 por Trás das Empresas Inovadoras, Transformação Digital e Adequação às Novas Exigências do Consumidor 4.0, entre outras. No Agreste Central e Setentrional, as atividades serão realizadas em Caruaru, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe. Já no Agreste Meridional, os municípios de Garanhuns e Pedra serão contemplados com eventos.

Agreste Central e Setentrional

Em Caruaru, haverá o “Seminário Gestão 4.0 – por trás das empresas inovadoras”, no dia 19 de novembro, às 19h, no Auditório da Acic. Outras três oficinas serão realizadas: no dia 19, será sobre “Whatsapp Business”; no dia 20, “Instagram para negócios”; “Avançado e Estratégias de Marketing Digital”, no dia 21. Todas serão realizadas na sede da Unidade do Sebrae em Caruaru, das 18h às 22. Em Gravatá, as atividades serão realizadas na Associação Comercial e Industrial da cidade. Serão duas oficinas, sempre das 18h às 22h: “Empreendedorismo na era digital”, no dia 19, e “Instagram para negócios – Avançado”, no dia 20 de novembro. Já em Santa Cruz do Capibaribe serão quatro oficinas, todas realizadas na CDL do município, também no horário da noite: “Consumidor 4.0 – culturas de mudanças no universo digital” será no dia 19 de novembro; “Estratégias de Marketing Digital”, no dia 20; “Sua empresa na primeira página do Google – Google meu negócio”, no dia 21; e “Instagram para negócios – Avançado”, no dia 22.

Agreste Meridional

Em Garanhuns, os empreendedores poderão participar da palestra “Formalização e Oportunidade na Era Digital”, no dia 19, das 18h às 21h, na Unidade do Sebrae com acesso gratuito; e do curso “Coaching para Educadores: desenvolvendo pessoas, gerando resultados”, de 25 a 27 de novembro, das 17h às 22h, na sede da Unidade do Senac. E em Pedra, haverá o curso “Ferramentas de Coaching para desenvolver pessoas e gerar resultados”, nos dias 28 e 29, em dois horários: das 14h30 às 18h e das 18h às 22h, na Associação Comercial da cidade.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, ressalta que o evento vai abordar o empreendedorismo do futuro com uma visão inclusiva. “É fundamental tratar a inovação como um processo de inserção transversal nos negócios. Iremos trabalhar quais comportamentos empreendedores e competências são necessários para que os donos de pequenos negócios possam enfrentar os desafios que encontrem pela frente”, destaca Melles.

O Sebrae é a instituição host do evento no Brasil, sendo o responsável pela coordenação nacional, com o apoio do Conselho da SGE – composto pela Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, Conaje, Endeavor e Junior Achievement, além de órgãos do poder público, empresas, organizações não governamentais, incubadoras, aceleradoras, entre outros agentes da sociedade civil.

Semana Global de Empreendedorismo

Criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, a ação começou nos 18 países fundadores da iniciativa e se espalhou para mais de 170. O movimento chegou no Brasil em 2008 e, desde então, apresentou desenvolvimento incomparável, atingindo em 2014, 5.811 atividades, nos 26 dos estados e no Distrito Federal, contando com mais de 1 milhão e 600 mil participantes. Em 2018, primeiro ano em que a SGE ficou sob a coordenação do Sebrae, foram realizados 8.296 eventos, em 1.161 cidades, com 670 instituições, alcançando mais de 1 milhão de participantes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *