Seminário da Fiepe sobre liderança, gestão e competitividade é sucesso de público

Andrerson Porto (diretor regional da Fiepe), Max Gehringer, Carolina Campos (gerente regional da Fiepe) e Carlos Alberto (conselheiro da Fiepe

Mais de 400 pessoas lotaram o Teatro do Shopping Difusora, no dia 19 de outubro, para participar do Seminário Liderança, Gestão e Competitividade promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Caruaru. Palestrantes de referência nacional orientaram o público para a superação dos desafios na gestão de empresas e carreiras, entre eles o escritor, administrador e colunista da Rádio CBN e do Fantástico, da TV Globo, Max Gehringer. A Fiepe apresentou aos empresários e profissionais de Caruaru e região um novo formato com uma programação composta por workshop, cases de sucesso, networking e palestra em um só evento.

Foram mais de seis horas de capacitação em inovação, criatividade, empreendedorismo e gestão de pessoas. O fundador da empresa educacional Novo Expediente deu início ao seminário abordando o tema “Liderança criativa: a arte de cocriar soluções”, trazendo sua expertise à frente de uma nova proposta de desenvolvimento de pessoas e de relação com o mundo. “A liderança e criatividade são algumas das habilidades do futuro. O profissional deve se perguntar: o que será que eu preciso para aprender, pra lidar com este novo desenho da economia? A criatividade é um dos caminhos para as pessoas se prepararem para esses trabalhos do futuro. A iniciativa da Fiepe foi vital para que os participantes encontrem as ferramentas adequadas para isto”, avaliou.

Em seguida, foi a vez dos participantes conhecerem o case de sucesso da Asa Indústria, através do responsável pelo RH da empresa, Franklin Santos de Almeida, que falou sobre a importância de um RH estruturado. “A gestão de pessoas se tornou hoje um grande diferencial competitivo. Quando se fala de uma melhor perspectiva de gente para as organizações, estamos falando fundamentalmente em como é que eu preparo a minha liderança, os meus executivos, os donos de empresa, em como investir nesta liderança, desde o primeiro nível que lida com a base operacional, fazendo com que seja melhorado o clima organizacional. O clima melhor é mais propício a ter pessoas mais produtivas, que busquem mais eficiência. Aliar esse movimento à implementação de novas tecnologias, de novos processos, sem dúvidas, fará com que os resultados que já acontecem sejam muito mais potencializados”, ressaltou Franklin.

Outro case de sucesso inspirou a plateia na consolidação das marcas institucionais no mercado cada dia mais competitivo com a apresentação do Colégio GGE, que inicia suas atividades em Caruaru no próximo ano. Representando o Grupo Gênese de Ensino, os diretores Herbetes de Holanda e Jorge William falaram da trajetória de mais de 21 anos da instituição. “Contamos um pouco da história do colégio GGE desde o ano de fundação, que foi em 1996, quando nós começamos com apenas dez alunos, até 2017, onde já contabilizamos mais de quatro mil. Neste ano, estamos fazendo investimento na abertura de uma nova unidade em Caruaru, que vai receber alunos desde a educação infantil até o ensino médio e cursos preparatórios. Falamos como a nossa marca se fortaleceu ao longo do tempo e apresentamos alguns resultados do GGE em termos de aprovações nos mais diversos vestibulares e academias militares”, disse Herbetes de Holanda. Para Jorge William, o momento foi importante para a população conhecer ainda mais o trabalho do GGE. “Estamos aqui desde julho fazendo as matrículas, que estão sendo um verdadeiro sucesso, estão superando as nossas expectativas. Vamos trazer para Caruaru um ensino de qualidade. Em Recife, nós já temos quatro unidades e todas elas tem o mesmo padrão, mesma qualidade pedagógica. Estamos muito felizes. O GGE está vindo para ficar e nossa participação no evento é mais um marco nessa chegada”.

Encerrando a programação, em um dos momentos mais esperados do Seminário, Max Gehringer, que já compartilhou seu conhecimento com mais de mil empresas, dialogou de maneira prática, dinâmica e interativa sobre Carreira, Emprego e Empreendedorismo. “Passei mensagens de otimismo e de realismo para os trabalhadores e, principalmente, para os empreendedores de toda região. O Brasil quer ser um dos maiores países do mundo. Para ser um grande país, nós precisamos ter grandes empregados e grandes empresários e a região Agreste de Pernambuco está fazendo isso. Aqui existe um polo que está em desenvolvimento e que não se intimidou com a crise. A minha conclusão é a seguinte: não existem pequenos empresários, existem grandes empresários com pequenas empresas, por enquanto. A cidade de Caruaru está apresentando um sinal de maturidade, as pessoas daqui estão estudando, trabalhando e firmando seus negócios aqui, porque estão vendo possibilidade de sobreviver por conta própria, sem precisar migrar para a capital”.

Para o diretor regional da Fiepe, Andrerson Porto, a iniciativa da Federação de promover, todos os anos, um grande evento de capacitação para a região tem sido assertiva. “A Fiepe, comprometida com a qualificação profissional, que possibilita o desenvolvimento da indústria regional, promoveu mais um importante seminário, que já faz parte da agenda anual de muitos empresários, executivos e estudantes.Um evento de altíssimo nível, com cases e palestras apresentados por respeitados profissionais. Meu reconhecimento a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, finalizou.

O Seminário Liderança, Gestão e Competitividade foi uma realização da Fiepe em parceria com o Sebrae em Pernambuco, contou com o patrocínio master do Colégio GGE e patrocínio do Governo Federal, da Caixa Econômica Federal e do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip/DeVry) e com o apoio da empresa educacional Novo Expediente.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *