Série D 2018 começa neste fim de semana

Central - Série D

Pedro Augusto

A 10ª edição do Campeonato Brasileiro da Série D terá início neste fim de semana com a realização de 34 jogos. Contando com a participação de 68 clubes dos quais três são pernambucanos – Central, Flamengo de Arcoverde e Belo Jardim -, a competição nacional possui 17 grupos com quatro times cada, organizados regionalmente. De acordo com o regulamento, as equipes jogam contra as outras da chave, em turno e returno, num total de seis rodadas. Os primeiros colocados de cada grupo, além dos 15 melhores segundo colocados, estarão classificados para segunda fase.

Desta etapa em diante, todas serão em mata-mata, com o clube de melhor campanha sempre realizando a partida decisiva em seus domínios. Os quatro semifinalistas conquistarão o direito de disputar a Série C de 2019. Ainda de acordo com o regulamento, os vencedores das semifinais jogam as finais também em sistema de ida e volta e aquele que obter o melhor resultado agregado será o campeão da Série D deste ano.
Central
Sempre presente nas edições da 4ª Divisão, em 2018 a Patativa está compondo o grupo A7 juntamente com o Jacuipense-BA, ASA e Sergipe. Na estreia, o Central visita o Jacuipense, neste domingo (22), a partir das 15h, no Estádio Valfredão. No outro duelo da chave, o Sergipe recebe o ASA, neste sábado (21), a partir das 16h, no Estádio Batistão.

Atual vice-campeão pernambucano, o time comandado pelo técnico Mauro Fernandes chega à competição nacional como um dos favoritos a conquistar o acesso à 3ª Divisão. Para isso, aposta no entrosamento de seu plantel tendo como destaques o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Charles Maceió, o volante Fernando Pires, o meia Júnior Lemos e o atacante Leandro Costa.

Em paralelo, o elenco alvinegro ainda foi reforçado com as chegadas do meia Washington (ex-Maringá) e dos atacantes Grafite (ex-Pesqueira) e Hiwry (Betinense-MG). O Central fará a estreia dentro de casa somente na segunda rodada do torneio, quando enfrenta o Sergipe, no próximo dia 29. Em todas as participações na 4ª Divisão, a Patativa acabou sendo eliminada na fase de grupos ou de mata-mata.

Belo Jardim

No intuito de deixar para trás a péssima campanha no Estadual 2018, quando acabou sendo rebaixado para a 2ª Divisão, o Belo Jardim tratou de se reforçar para a Série D contratando o técnico Pedro Manta (ex-Afogados) e atletas que se destacaram no PE, a exemplo do goleiro Evandrízio (ex-Afogados), do zagueiro Ozéias (ex-Afogados) e do volante Douglas (ex-Afogados). Na primeira rodada do grupo A6, o Calango visita o Guarani de Juazeiro, neste domingo, a partir das 16h, no Estádio Romeirão. Na outra partida da chave, o Imperatriz-MA pega o América-RN, nesta segunda-feira (23), às 19h, no Frei Epifânio.

Flamengo

Escapando do rebaixamento somente na última rodada do Estadual, o Flamengo de Arcoverde trouxe o chileno Javier Diaz para comandar a equipe no Brasileirão, bem como manteve pelo menos 10 jogadores que vestiram a camisa rubro-negra no PE 2018. A Fera Sertaneja está no grupo A8 e estreia na 4ª Divisão diante do Murici, também neste domingo e a partir das 16h, no Estádio Áureo Bradley. No outro jogo do grupo, o Campinense encara o Fluminense de Feira, no mesmo dia e horário, no Amigão.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *