Servidores do Distrito Federal conhecem modelo de gestão patrimonial do Estado de Pernambuco

O Governo do Estado tem se empenhado em desenvolver as melhores práticas de gestão pública e modernização nos diversos processos patrimoniais no âmbito do Poder Executivo. Tanto que esta semana uma equipe de servidores do Distrito Federal veio ao Recife, conhecer mais detalhes sobre o gerenciamento patrimonial que vem sendo executado em Pernambuco desde o ano de 2010. A visita técnica dos servidores brasilienses aconteceu nesta terça-feira (12), no prédio da SAD, no Pina.

A visita surgiu a partir do interesse dos servidores brasilienses que tomaram conhecimento do projeto da Secretaria de Administração na área de gestão patrimonial apresentado este ano, pela Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE), no X CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA. Na ocasião, a equipe de servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em Brasília, ficou interessada em conhecer mais de perto o modelo de gestão patrimonial do Estado de Pernambuco, que foi eleito como um projeto de excelência a ser estudado e seguido, uma vez que trata dos principais desafios da gestão pública – o controle eficiente do patrimônio público.

A Gerente Geral de Patrimônio Arquitetura e Engenharia do Estado(GGPAE), Gisele Gomes, fez uma explanação a respeito do cenário patrimonial e os impactos das novas legislações, com destaque para a convergência contábil, além das tecnologias disponíveis no mercado. “Estou grata pela oportunidade de detalhar os projetos da nossa área aos colegas brasilienses. Estamos contentes em poder contribuir para Pernambuco ser visto como modelo de gestão patrimonial pelos outros estados. Foi bastante enriquecedora esta visita para ambos os lados”, destacou a gestora, que explanou ainda os projetos atuais, resultados, ações futuras na área de patrimônio, inventário, avaliação, regularizações em cartório, entre outros temas.

O Diretor de Patrimônio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, José Andrade Junior, disse que era de conhecimento dos brasilienses que o Estado de Pernambuco tinha avançado bastante na sua organização patrimonial. “Ficamos muito interessados no enfoque da área patrimonial voltado para a área de saúde. Viemos acompanhar de perto as tecnologias utilizadas, realização de inventário, controle efetivo dos bens, de modo que possamos instalar o modelo adotado em Pernambuco no âmbito da área de saúde do Distrito Federal”, destacou o diretor.

A Coordenadora de Administração da Secretaria de Estado de Saúde, Fabiana Cortez, observou que o Estado de Pernambuco já avançou também nas normas e procedimentos de gestão patrimonial. “Vamos estudar como iremos aplicar essa normatização no Distrito Federal, assim como as experiências de inovações e automação. O que esperamos é aprender com o que já tem sido aplicado de boas práticas de gestão patrimonial em Pernambuco para que possamos implantar em nossa secretaria”, vislumbrou Fabiana.

Além do Diretor e da Coordenadora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, fizeram parte da comissão: o Assessor Especial da Coordenação de Tecnologia da Informação, Tiago Faria, a Gerente de Inventário, Karina Benecke e o Gerente de Monitoramento e Controle de Acervo do Distrito Federal, Rogério Silva.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *