Servidores passam por Curso de Formação de Brigadistas Florestais

curso

Cerca de 30 servidores municipais da Prefeitura de Caruaru de diversos setores ligados ao Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, voluntários e representantes da comunidade, além de membros da Associação Conhecer e Preservar, estão passando por um Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais. A formação iniciou nesta segunda (18) no receptivo da reserva que fica em Serra dos Cavalos e segue até a sexta (22).

A capacitação está sendo ministrada pelo Prev Fogo Ibama, através da organização da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município. O intuito é criar uma brigada formal da prefeitura no combate às ocorrências na reserva, antes que se inicie o período de estiagem, que contribui para a propagação das chamas. Até então, o grupo de combate era formado basicamente por voluntários e organizada por membros da Associação.

“A existência de uma brigada formal com certeza criará um instrumento mais prático e efetivo de combate ao incêndio, caso ele venha a acontecer. Por isso iremos passar a contar com uma equipe preparada e formalmente convocada para combater as ocorrências”, explicou o gestor municipal do Parque Ambiental, Alexandre Leite.

Dos 30 participantes do curso, 20 são funcionários públicos e 10 são voluntários da brigada ligada à Associação. Uma parte desses servidores já trabalham no parque e serão encarregados de fazer o monitoramento das ocorrências e convocações da brigada formal para que atue de imediato, quando necessário. Estão envolvidos servidores da Seurb, Suder, Defesa Civil, Serviços Públicos e representantes da Comunidade Hare Krishna local.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *