Sesc Arcoverde promoverá oficina para formação de saraus literários

Como organizar um sarau literário? O que é importante para que a ação tenha êxito? Questões como estas serão respondidas pelo escritor e educador Rodrigo Ciríaco na oficina “Pedagogia dos Saraus – Teoria e Prática Literária e Educativa” que o Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos do Sesc Arcoverde realiza no período de 06 a 10 de agosto, das 18h às 22h, no Sesc. A oficina faz parte da programação do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras.

Durante as atividades, serão abordadas as origens e a contextualização histórico-literária dos saraus; a literatura marginal e os saraus da Periferia de São Paulo; os diferentes tipos de sarau; a melhor forma de organizar um sarau na escola; a construção e o desenvolvimento do arsenal poético-literário; os ensaios e a preparação; a construção e a apresentação; a difusão poética urbana e marginal; as propostas de exercícios de criação poética/literária; e os acertos finais para a ação.

Para participar da oficina, os interessados precisam fazer suas inscrições no Ponto de Relacionamento com Clientes do Sesc Arcoverde, que fica na Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, nº 364, no Centro da cidade, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O taxa custa R$ 20, mas os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm desconto e pagam R$ 10.

Sarau – é uma reunião que tem o objetivo de fazer com que as pessoas possam compartilhar experiências culturais e o convívio social. Geralmente, é composto por grupos que se reúnem para realizar atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros. O sarau literário é um dos mais populares, promovidos por pessoas que apreciam a literatura e a poesia. Nesses encontros, as pessoas leem trechos de livros, recitam poesias e fazem debates filosóficos sobre os conteúdos das obras lidas.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *