Sesc Ler Buíque realiza oficina de fotografia

Entre os dias 13 a 17 de agosto, o Sesc Ler Buíque realizará a oficina de fotografia com o fotojornalista e pesquisador Tiago Henrique. O curso gratuito é voltado para pessoas com mais de 14 anos e abordará os seguintes aspectos fotográficos: O que é uma Imagem; Conceitos Básicos de Fotografia; Saída Fotográfica; Edição das imagens; e Exposição.

A inscrição pode ser feita no Ponto de Atendimento da Unidade. As aulas serão realizadas no horário das 19h às 22h, na Escola Vigário João Inácio, localizada na Av. Dom Amélia Cavalcanti, 157, no Centro. O projeto é uma realização do Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo. A oficina terá como tema: “As cidades e a memória” e tem como inspiração o conto “Cidades invisíveis” de Ítalo Calvino.

No livro de Calvino, o viajante Marco Polo narra para o imperador mongol, Kublai Khan, as cidades do seu imenso império (o imperador não consegue conhecer todas as cidades do império de tão grande que ele é). Porém, como em nossas memórias, o que se tem delas, de fato, são pistas ou prenúncios que vão insinuar imagens, formas, palavras, que interagem de maneira diversa para cada um que as experimenta.

“Esse workshop pretende trabalhar a memória afetiva que cada integrante do curso tem de Buíque. E tem como principal objetivo despertar um novo olhar sobre a realidade de cada um sobre a rotina ou o banal cotidiano, e exercitar a percepção de que estes detêm determinados pontos chave na formação de nossas personalidades”, afirma a professora de Artes do Sesc Ler Buíque, Carla Tôrres.

Tiago Henrique é um fotógrafo paulistano, atualmente baseado em Pernambuco. Seu trabalho já foi exposto em salões e galerias no Brasil e no exterior, com destaque para 3º Salon d’Automne França-Brasil, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Tiago é também idealizador do Coletivo Nação, formado por fotógrafos de distintas regiões do Brasil, e colabora com diversas publicações com foco na cultura brasileira como Revista Raiz e Projeto Andarilha.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Oficina “As cidades e a memória”

Período: de 13 a 17 de agosto

Local: Sesc Ler Buíque, Rua Projetada, s/n, no bairro São José

Inscrição: gratuita, até o dia 13 de agosto

Informações: (87) 3855-2230

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *