Sesc Ler Buíque recebe projeto Arte da Palavra

Nesta semana, o Sesc Ler Buíque recebe mais uma edição do projeto Arte da Palavra, com encontros para discutir a literatura. Nesta quarta-feira (17/10), a poetisa Lia Testa e o escritor Saulo Ribeiro estarão na Escola em Referência e Tempo Integral São Félix de Cantalice, a partir das 15h, e no Sesc, às 20h, para conversar com os jovens sobre a importância da leitura e seus processos de criação. Pessoas a partir de 15 anos podem participar da programação. A ação é aberta ao público.

Lia Testa é poetisa e professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Tem trabalhos publicados em revistas acadêmicas e literárias e é autora dos livros de poesia “guizos da carne: pelos decibéis do corpo” (2014) e “sanguínea até os dentes” (2017).

Além de escritor, Saulo Ribeiro é dramaturgo, roteirista e editor. Entre suas obras, estão “Diana no Natal” (2010), “Ponto Morto” (2013), e a peça “Cárcere”, encenada em vários países da Europa. Realizou oficinas de criação literária para jovens em assentamentos da Reforma Agrária, que resultou no livro “Poesia Sem Terra” (2017).

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações, a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *