Sesc Ler Surubim realiza Mostra de Artes

A partir desta sexta (16/11) até o próximo sábado (24/11), o Sesc Ler Surubim realiza a Mostra de Artes. Praças da cidade, escolas e o Sport Club de Surubim serão palco de contação de história, debates, apresentação musical e literária, experimentos, espetáculos, performances e ações formativas. Artistas da cidade e da região estarão juntos em uma programação voltada para todos os públicos e gostos.

Cultura, política e resistência serão os eixos abordados durante os nove dias do evento, que tem a proposta de trabalhar com os artistas locais, fazendo intercâmbio com os profissionais da região. A poética da mulher agrestina, a poesia marginal, a voz da poesia sertaneja e as africanidades serão alguns dos temas explorados. Nesta sexta (16/11), dia da abertura, nos turnos da manhã e tarde, haverá uma roda de conversa com o professor Carmélio Fernandes sobre “Política, cultura e resistência” nas Escolas Estaduais Maria Cecília, às 10h, e Ana Faustina, às 14h. À noite, a partir das 19h, no Sport Club de Surubim, será realizada a apresentação “Repertório Capiba”, que contará com desfile dos blocos líricos, da Associação Cultural Capiba e do cantor Geraldo Maia.

“Esta mostra será um marco para nós, já que estaremos dialogando intensamente com a cena e a população de Surubim, sempre instigando e provocando a classe e a população em geral sobre temas relevantes para os amantes da cultura”, pontua o professor de artes do Sesc Ler Surubim, Igor Alexandre Batista.

Audiovisual – Nos finais de semana 16, 17, 18 e 23, 24 e 25, o artista visual pernambucano Paulo Andrade vai ministrar a Oficina de Criação Audiovisual – Curta-metragem. O curso tem como objetivo o experimento, de forma básica, de cada passo do processo de produção cinematográfico. A ideia é que os alunos aprendam os aspectos técnicos e conceituais do cinema enquanto produzem um curta. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas para cada fim de semana. Para participar das aulas, é preciso que o interessado se dirija ao Ponto de Atendimento da Unidade, na Rua Frei Ibiapina, s/n, no Bairro São José. A inscrição custa de R$ 20 para o público geral. Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo têm desconto e pagam R$ 10.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *